Indicadores para uma proposta de orientação a familiares de crianças com alterações de linguagem em atendimento fonoaudiológico

Autores

  • Luciara de Oliveira Pereira Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Luc Vandenberghe Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Lisa Valéria Vieira Tôrres Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p97-107

Palavras-chave:

Relações Familiares, Orientação Infantil, Transtornos da Linguagem, Fonoaudiologia, Família

Resumo

Objetivo: Desenvolver um levantamento de indicadores para elaboração de uma proposta de orientação à familiares das crianças com alterações de linguagem em atendimento fonoaudiológico, baseado na compreensão das suas necessidades. Método: Em três diferentes momentos do processo terapêutico, 22 familiares de crianças atendidas, entre 2 a 11 anos, participaram de entrevistas semiestruturadas, baseadas na metodologia qualitativa. A análise das entrevistas resultou em 18 indicadores, especificando, para cada um deles, objetivos e sugestões de condutas. Resultados: A partir desses indicadores, uma proposta de intervenção foi construída para ajudar o profissional a atender as necessidades dos familiares, baseado nas suas perspectivas. Conclusão: A literatura conta com poucos estudos sobre intervenções fonoaudiológicas com famílias, logo, este estudo considerou as necessidades dos familiares, para enfatizar a importância de acolher a família e assegurar o respeito às singularidades do paciente e de seus familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciara de Oliveira Pereira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Fonoaudióloga, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO, Brasil.

Luc Vandenberghe, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Université de l'Etat à Liège e Docente do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO, Brasil.

Lisa Valéria Vieira Tôrres, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Fonoaudióloga, Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás e Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO, Brasil.

Publicado

2017-03-27

Como Citar

Pereira, L. de O., Vandenberghe, L., & Tôrres, L. V. V. (2017). Indicadores para uma proposta de orientação a familiares de crianças com alterações de linguagem em atendimento fonoaudiológico. Distúrbios Da Comunicação, 29(1), 97–107. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p97-107

Edição

Seção

Artigos