A voz do professor: do projeto arquitetônico à acústica da sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p10-19Palavras-chave:
Voz, Ruído Ocupacional, Acústica, Docentes, Saúde do TrabalhadorResumo
Objetivo: analisar proposta oficial do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) para construção e revestimento de salas de aula e suas consequências para a saúde vocal do professor. Métodos: estudo qualitativo, descritivo e analítico sobre os materiais indicados no ”Memorial Descritivo e Especificações Técnicas-Projeto Espaço Educativo Urbano – 12 salas de aula” (BRASIL, 2015). Para a análise, utilizaram-se as normas brasileiras que regulam a qualidade acústica de ambientes fechados, bem como a literatura científica encontrada nas bases de dados Scielo, Periódico Capes e Lilacs, por meio da combinação dos termos em inglês: “acústica and ruído”, “voz and ruído and docentes”, “faculty and noise”, “noise and classroom”, “noise and faculty and voice”. Resultados: parte do projeto destinado à construção de doze salas de aula em zona urbana, comporta a totalidade de 780 alunos nos turnos matutino e vespertino ou 390 alunos em período integral. A escola deve ser dividida em quatro blocos distintos: pedagógico, administrativo, serviços e quadra coberta. Os materiais identificados de construção e revestimento das salas de aula foram: cerâmica; alumínio; madeira; e vidro, componentes que contribuem para elevar o tempo de reverberação, prejudicando a inteligibilidade de fala. Conclusão: O projeto arquitetônico do FNDE não consegue contemplar requisitos mínimos para conforto acústico em sala de aula. Observa-se, ainda, a necessidade de atualização das normativas brasileiras específicas que regulam a qualidade acústica em ambientes escolares.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Eny Nardelle dos Santos Pinheiro, Maria Lúcia Vaz Masson, Máira Moreira d’Souza Carneiro Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.