Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho

conquistas e desafios na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i2e66238

Palavras-chave:

Docentes, Distúrbios de Voz, Vigilância da Saúde do Trabalhador, Saúde Ocupacional, Legislação trabalhista, Fatores de risco

Resumo

Introdução: houve a realização do Seminário Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho: conquistas e desafíos na América Latina e os vídeos e slides dos participantes foram analisados com o objetivo de conhecer as conquistas e desafios para o reconhecimento do distúrbio da voz relacionado ao trabalho (DVRT) nos países convidados (Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e Brasil). Descrição: foram identificadas categorias de análise, levando em consideração além dos desafios e conquistas, as legislações existentes em cada um dos países representados no evento. Todos os países identificaram a voz do professor como representativa das doenças profissionais, considerando, ainda, semelhanças no ambiente e na organização do contexto do trabalho docente ao comparar o Brasil com outros países latino-americanos. A legislação, na maioria deles, ainda é ineficaz. O fonoaudiólogo é o profissional essencial para planejar e executar ações. A assistência aos trabalhadores com DVRT nos diferentes países é de responsabilidade de instituições públicas ou privadas, em sua maioria vinculadas ao Ministério da Saúde. Considerações finais: as semelhanças e diferenças encontradas mostram a necessidade de maior troca de experiências entre os países latino-americanos, com o objetivo de promover a criação de um fórum permanente de discussão e planejamento de pesquisas multicêntricas. Outros países devem ser convidados a aderir a este movimento.

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Biografia do Autor

Léslie Piccolotto Ferreira, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

Fonoaudióloga (PUC-SP); Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (PUC-SP);
Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (UNIFESP-EPM); Professora Titular do
Departamento de Teorias e Métodos em Fonoaudiologia e Fisioterapia (PUC-SP);
Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia (PUC-SP); Coordenadora do Laboratório de Voz
(LaborVox) da PUC-SP; Editora Executiva da Revista Distúrbios da Comunicação da PUCSP

Maria Celina Malebran Bezerra de Mello, Universidad San Sebastian

Fonoaudióloga (USP-Brasil); Especialista em Voz (Irmandade da Santa Casa de Misericórdia
de São Paulo); Doctoranda en Fonoaudiología (UMSA, Argentina), Profesora Adjunta de la
Escuela de Fonoaudiología; Facultad de Ciencias de la Salud; Universidad Católica Silva
Henríquez; Profesora de la Universidad San Sebastian. Santiago; Chile.

Flavia Nogueira e Ferreira de Souza, Ministério da Saúde do Brasil

Bacharel em Fisioterapia; Mestre em Saúde Comunitária – (Universidade Federal da Bahia);
Doutoranda em Medicina Tropical – (Universidade de Brasília); Tecnologista Ministério da
Saúde/ Secretaria de Vigilância em Saúde/Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador
e Vigilância de Emergências em Saúde Pública/ Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador.

Lady Catherine Cantor-Cutiva, Universidade de Iowa

Fonoaudióloga (Universidad Nacional de Colombia); Magister in Salud y Seguridad en el
Trabajo (Universidad Nacional de Colombia); MSc in Health Sciences with Specialization in
Public Health (Erasmus Universiteit, Rotterdam, The Netherlands); Ph.D. in Health Sciences
(Erasmus Universiteit, Rotterdam, The Netherlands); Postdoc in Communicative Sciences and
Disorders (Michigan State University, Lansing, Michigan, USA)

Maria de Fátima Pires Dantas Cavalcanti, Centro Peruano de Audición Lenguaje y Aprendizaje

Graduada en Fonoaudiología por la Universidad Católica de Pernambuco (UNICAP);
Magíster en Fonoaudiología (PUC-SP); Asesora de la Unidad de Habla del Centro Peruano de
Audición Lenguaje y Aprendizaje - Centro Peruano de Audición Lenguaje y AprendizajeCPAL; Docente de la Maestría en Fonoaudiología con mención en Habla Voz y Tartamudez -
Pontificia Universidad Católica del Perú (PUC) - Centro Peruano de Audición Lenguaje y
Aprendizaje-CPAL.

María del Carmen Dalmasso, Universidad Nacional de La Matanza

Fonoaudióloga formada en la UMSA; Docente de la Universidad Nacional de La Matanza;
Asesora Técnica de la Dirección de Calidad Laboral de la Dirección General de Cultura y
Educación de la Provincia de Buenos Aires.

Maria Lucia Vaz Masson, Universidade Federal da Bahia

Fonoaudióloga (PUC-SP); Especialista em Voz (CEV-CFFa); Mestre em Distúrbios da
Comunicação (PUC-SP); Doutora em Educação (UNESP-Marília), Pós-Doutora (MGH Voice
Center/Harvard University); Professora Associada III do Departamento de Fonoaudiologia e
dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e Saúde, Ambiente e Trabalho,
da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Maria Maeno, Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança no Trabalho

Médica (USP); Mestre e Doutora em Saúde Pública (Faculdade de Saúde Pública da USP);
Pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança no Trabalho
(FUNDACENTRO)

Ramón Hernández-Villoria, Universidad de Los Andes

Médico Cirujano (UCV); Especialista en Foniatría (INR); M.Sc. en Lingüística (UCV);
Especialista en Salud Pública (UCV); Profesor Titular de Fonética y Fonología (IVAL);
Profesor Invitado de Medicina Ocupacional (UCV); Profesor Investigador Invitado de
Fonética (ULA-Ve); Médico Especialista Foniatra (CEALCA).

Marta Assumpção de Andrada e Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fonoaudióloga (PUC-SP); Mestre em Distúrbios da Comunicação e Doutora em
Comunicação e Semiótica ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP); Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Humana e Saúde da
PUC-SP; Professora Adjunto no Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas
da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e Coordenadora do Ambulatório de Artes Vocais da
Santa Casa

Referências

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Publicado

2024-08-14

Como Citar

Ferreira, L. P., Mello, M. C. M. B. de, Souza, F. N. e F. de, Cantor-Cutiva, L. C., Cavalcanti, M. de F. P. D., Dalmasso, M. del C., Masson, M. L. V., Maeno, M. ., Hernández-Villoria, R. ., & Andrada e Silva, M. A. de. (2024). Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho: conquistas e desafios na América Latina. Distúrbios Da Comunicação, 36(2), e66238. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i2e66238

Edição

Seção

Comunicações