Influência da prática musical em habilidades do processamento auditivo central: uma revisão sistemática

Autores

  • Wilson Antunes Alves Centro Universitário Metodista - IPA
  • Talita Gallas dos Reis Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Cibele Cristina Boscolo Centro Universitário Metodista - IPA
  • Gabriele Donicht Centro Universitário Metodista - IPA

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-364-375

Palavras-chave:

Música, Percepção Auditiva, Revisão, Testes Auditivos, Córtex Auditivo.

Resumo

Objetivo: Investigar o que a literatura revela sobre a influência da prática musical em habilidades do Processamento Auditivo Central (PAC), e se o tempo de exposição à música atua de alguma maneira nestas competências. Método: A coleta dos artigos foi realizada a partir das bases de dados PubMed, Science Direct e Lilacs, com a combinação de descritores indexados no Medical Subject Headings (MeSH). Critérios de seleção: Foram selecionados artigos em inglês e português, publicados entre os anos de 2010 e 2016, cujo título, ou resumo, ou corpo do trabalho, tivessem relação com o objetivo do presente estudo. Foram excluídos os artigos repetidos e os que não possuíam o resumo ou texto completo, artigos de revisão, dissertações e teses. Análise dos dados: Após a leitura dos artigos na íntegra, foram extraídos os seguintes dados: título, ano de publicação, país de origem, idade e características dos indivíduos da amostra, tipo de estudo, tempo de experiência dos músicos, objetivo da pesquisa, habilidades do PAC avaliadas, resultados encontrados e conclusão. Resultados: A pesquisa realizada gerou o total de 1445 artigos, sendo que 896 deles estavam contidos na Pubmed, 518 na base ScienceDirect e 31 na Lilacs. Ao final da análise, os juízes selecionaram 17 estudos. Conclusão: Os artigos mencionados demonstraram que a prática musical influencia positivamente as habilidades do PAC, não havendo um consenso quanto à atuação do tempo de exposição sobre essas competências, mas evidenciando um melhor resultado de indivíduos com maior experiência musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wilson Antunes Alves, Centro Universitário Metodista - IPA

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Metodista - IPA (2017). Atualmente trabalha como Fonoaudiólogo no no Centro Auditivo Vitasons.

Talita Gallas dos Reis, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade Nossa Senhora de Fátima (2017). Participou do programa de estágio no Centro de Saúde Clélia Manfro - Unidade Auditiva, que é vinculado ao SUS, pelo período de 2015 a 2017. Atuou no setor de Fonoterapia com atendimentos nas áreas de fala, linguagem infantil e adulto, motricidade orofacial, voz, reabilitação auditiva para deficientes auditivos usuários de AASI, reabilitação auditiva para processamento auditivo central, reabilitação vestibular. Atendimento a crianças, adultos e idosos, pacientes com síndromes, paralisia cerebral, sequelas de acometimentos neurológicos.

Cibele Cristina Boscolo, Centro Universitário Metodista - IPA

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP) -Campus Bauru (1996),  Especialização em Audiologia Clínica (2000) pelo CEFAC -CEDIAU sob orientação da Profa. Dra. Teresa Maria Momensohn dos Santos , mestrado em Fonoaudiologia Clínica (enfoque em Audiologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC -SP) (2002) sob orientação da Profa. Dra. Teresa Maria Momensohn Santos, doutorado (2008) e Pós-Doc (2010) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sob orientação da Profa. Dra. Maria da Piedade Resende da Costa . Apresenta experiência acadêmica e clinica atuando principalmente nos seguintes temas: Audiologia Educacional, Audiologia Clinica, Educação Especial, Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) e LIBRAS. Atualmente é docente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade Fátima - Caxias do Sul - RS e do Centro Universitário Metodista de Porto Alegre (IPA) Porto Alegre - RS.

Gabriele Donicht, Centro Universitário Metodista - IPA

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), especialização em Fonoaudiologia (UFSM, 2005), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e doutorado em Letras, área de Linguística, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Realizou estágio Pós-Doutoral na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas com auxílio da bolsa PRODOC (Programa de Absorção Temporária de Doutores) Capes (2011-2014). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) junto ao programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, com bolsa financiada pelo CNPq (Pós-Doc Júnior) (2014-2015). Atualmente, é professora do Curso de Bacharelado em Fonoaudiologia no Centro Universitário Metodista-IPA. Tem experiência clínica na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita, desvio fonológico evolutivo, aquisição fonológica, inteligibilidade da fala, consciência fonológica.

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Alves, W. A., Reis, T. G. dos, Boscolo, C. C., & Donicht, G. (2018). Influência da prática musical em habilidades do processamento auditivo central: uma revisão sistemática. Distúrbios Da Comunicação, 30(2), 364–375. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-364-375

Edição

Seção

Artigos