Sistema educativo para estimar os níveis sonoros de fones de ouvido em adolescentes

Autores

  • Soulay Belote Leal Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Sirleide Vieira da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Teresa Maria Momensohn-Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo
  • Angelica Biazus Mendonça da Fonseca Mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2014) Fonoaudiologa do Instituto dos Estudos Avançados de Audição

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p759-766

Palavras-chave:

Adolescente, Educação, Orelha, Audição, Ruído

Resumo

O uso de equipamento estéreo pessoal por jovens é uma realidade observada no dia a dia e os níveis de intensidade utilizados são preocupantes. Objetivo: Apresentar um sistema educativo para rastrear os níveis sonoros de fones de ouvido de adolescentes usuários de equipamentos portáteis de som (EPS). Método: A amostra foi composta por 49 adolescentes de uma de uma escola pública do Estado de São Paulo. Foram feitas as estimativas do Nível de Pressão Sonora (NPS), filtro A, com a utilização de um sistema educativo para estimar o nível de pressão sonora. Este sistema foi desenvolvido pelo programa Dangerous Decibels.org® e recebeu o nome de Jolene (Estados Unidos) e Gisele D’Barulho (Brasil). As respostas obtidas foram analisadas de forma descritiva em valores de % e de média, mediana e moda. Resultados: O valor de moda para nível de Pressão Sonora, obtidos através do Sistema Gisele D’Barulho, foi de 104 dB (A), sendo que foram encontrados os níveis mais elevados no grupo do sexo masculino. O Sistema mostrou-se eficaz na motivação dos jovens a participarem da pesquisa. Conclusões: esse sistema de rastreio do nível de intensidade sonora atendeu os objetivos educativos de mostrar para os participantes qual o volume de som que estavam usando. Essa técnica permitiu mostrar que estão utilizando os seus equipamentos portáteis de som em intensidade acima do recomendado, aumentando as chances de problemas auditivos em futuro próximo.

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Biografia do Autor

Soulay Belote Leal, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós Graduação em Audiologia Clínica pelo IEAA (2017). Fonoaudióloga da Prefeitura de Mauá-SP.

Sirleide Vieira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós Graduação em Audiologia Clínica pelo IEAA (2017). Fonoaudióloga autônoma.

Teresa Maria Momensohn-Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo

Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil(1994).Professor titular do Instituto de Estudos Avançados da Audição. 

Publicado

2018-12-12

Como Citar

Leal, S. B., Silva, S. V. da, Momensohn-Santos, T. M., & Fonseca, A. B. M. da. (2018). Sistema educativo para estimar os níveis sonoros de fones de ouvido em adolescentes. Distúrbios Da Comunicação, 30(4), 759–766. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p759-766

Edição

Seção

Artigos