Avaliação e percepção docente sobre os efeitos do nível de pressão sonora na sala de aula
Palavras-chave:
Saúde Escolar, Ruído, Efeitos do Ruído, Disfonia.Resumo
Objetivo: Avaliar o nível de pressão sonora em salas de aula de escolas públicas e a percepção de professores sobre sua interferência nas atividades escolares e em sua saúde. Métodos: Estudo transversal descritivo com avaliação do ruído de 14 salas de aula de oito escolas. Avaliou-se o parâmetro acústico nível de pressão sonora equivalente. Aplicou-se um questionário a 23 professores com perguntas sobre: a) influência do ruído em atividades escolares, b) influência do ruído na voz e comunicação, c) influência do ruído no organismo, d) influência do ruído interno à escola, e) influência do ruído externo à escola. As questões obedeceram à escala Likert com as seguintes respostas: nenhuma, pequena, média e elevada. Resultados: O nível de pressão sonora encontrado nas salas de aula variou de 54,5dB(A) a 70,3dB(A), com mediana de 60dB(A). As queixas de maior ocorrência (média a elevada) relacionadas ao ruído foram interferência no rendimento escolar do aluno (95,7%) e na compreensão do conteúdo em sala de aula (95,7%), elevação do tom de voz durante o trabalho (87,0%), fadiga vocal (82,6%), irritabilidade (82,6%) e cansaço (82,6%). Esses dois últimos foram mais citados por professores das salas com maior ruído (p≤0,05). As conversas no corredor também foram um fator relacionado ao maior ruído em sala de aula (p=0,03). Conclusão: Os níveis de pressão sonora mensurados estão acima do preconizado pelas normas. De acordo com os professores, o ruído interfere negativamente no ambiente escolar, além de estar relacionado aos sintomas de cansaço e irritabilidade.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Alessandra Terra Vasconcelos Rabelo, Ana Carolina Fonseca Guimarães, Rafaella Cristina Oliveira, Lygia Bueno Fragoso, Juliana Nunes Santos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.