Conhecimento de puérperas sobre amamentação e fonoaudiologia em uma maternidade pública do Nordeste brasileiro

Autores

  • Késsya Crislayne Ferreira Santos
  • Hayane Santos Nascimento
  • Thalyta Prata Leite de Sá
  • Íkaro Daniel de Carvalho Barreto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Andréa Monteiro Correia Medeiros Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p490-499

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Educação em Saúde, Estrutura de Grupo, Saúde Materno-Infantil.

Resumo

Introdução: Orientações prévias sobre aleitamento materno durante o período que antecede o nascimento, em consultas pré-natais e nas ações preventivas propostas em unidades de saúde, parecem ser importantes para conscientizar as futuras mães. Objetivo: Verificar o conhecimento de mães sobre aleitamento materno e aspectos fonoaudiológicos envolvidos na amamentação (linguagem, motricidade orofacial e audição). Métodos: Estudo intervencionista e analítico realizado com 254 puérperas em maternidade pública do Nordeste brasileiro; divididas de acordo com escolaridade, faixa etária, experiência prévia com amamentação e orientações sobre aleitamento materno. O nível de conhecimento foi obtido através de questionário com 8 afirmações, analisado pelo modelo de Birnbaum de 3 parâmetros baseado na Teoria de Resposta ao Item. Os testes Mann-Whitney/Kruskal-Wallis analisaram diferenças nas medianas. Utilizou-se software R Core Team 2020, com nível de significância 5%. Resultados: O maior percentual de acertos foi sobre determinadas assertivas sobre linguagem (72,8% L1), motricidade orofacial (71,7% MO1) e audição (65% A2); e os menores nas assertivas de aleitamento materno (58,3% AM2 e 42,1% AM1); e outras sobre motricidade orofacial (48% MO2); linguagem (39,8% L2) e audição (34,6% A1); sem diferenças significativas entre os grupos. Conclusão: Concluímos que nem todas as parturientes demonstraram conhecimento pleno dos conteúdos abordados, embora alguns aspectos da fonoaudiologia sejam bem reconhecidos.

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Biografia do Autor

Késsya Crislayne Ferreira Santos

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Sergipe. 

Hayane Santos Nascimento

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Sergipe. 

Thalyta Prata Leite de Sá

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Fonoaudiologia Hospitalar pela Faculdade Unyleya.  

Íkaro Daniel de Carvalho Barreto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Biometria e Estatística Aplicada, Universidade Federal Rural de Pernambuco.  

Andréa Monteiro Correia Medeiros, Universidade Federal de Sergipe

Autor correspondente  

Doutora em Psicologia – Neurociência e Comportamento, Universidade de São Paulo.  

Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Sergipe.  

Endereço para correspondência: Rua Lourival Chagas, 143. Torre Orquidea, apto 903. Bairro Grageru. Aracaju. Sergipe, Brasil, CEP: 49025-390.  

Telefone: 557930444341.  

Publicado

2020-09-03

Como Citar

Santos, K. C. F., Nascimento, H. S., Sá, T. P. L. de, Barreto, Íkaro D. de C., & Medeiros, A. M. C. (2020). Conhecimento de puérperas sobre amamentação e fonoaudiologia em uma maternidade pública do Nordeste brasileiro. Distúrbios Da Comunicação, 32(3), 490–499. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p490-499

Edição

Seção

Artigos