Visão de professores e equipe de saúde sobre a atuação da Fonoaudiologia na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-440-453Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Educação infantil, Saúde escolarResumo
Objetivo: o presente estudo buscou refletir sobre a visão de professores e profissionais da saúde, que trabalham em equipe multidisciplinar na escola, acerca da atuação fonoaudiológica na Educação Infantil, bem como suas percepções sobre a relação entre saúde e educação. Métodos: Os dados foram colhidos por meio da aplicação de um questionário semiestruturado e autoaplicável em doze professores da Educação Infantil que atuam em uma escola privada, na cidade de Campinas e em quinze profissionais da área da saúde, tais como: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Nutrição, Psicologia e Fonoaudiologia, todos participantes de um programa de Saúde que atua em ambiente escolar, na Educação Infantil. O estudo caracteriza-se como pesquisa descritiva e de corte transversal. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo. Resultados: Pôde-se observar que tanto as professoras quanto as profissionais da saúde têm o conhecimento de áreas de atuação da Fonoaudiologia. Relataram que a atuação fonoaudiológica na escola é importante por auxiliar em condutas com as crianças e por atuar junto aos professores. As professoras souberam relatar as relações entre os conhecimentos das áreas da saúde e as profissionais da saúde mostraram que o diferencial do fonoaudiólogo na equipe se faz por ele contribuir com conhecimentos da própria área. A relação entre Saúde e Educação foi considerada pelas participantes como importante, citando correlações entre ambas. Conclusão: a atuação fonoaudiológica na escola é importante e pode ser o caminho que permite uma relação mais estreita e eficaz entre Saúde e Educação.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Thais Fernanda Oliveira Rolim de Moura, Irani Rodrigues Maldonade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.