Archivos - Página 2

  • Vol. 1 Núm. 2 (2014)

    Editorial

    Este é o número 2 do volume 1 da Revista Ensino da Matemática em Debate do ano de 2014, promovida pelo Departamento de Matemática da PUC/SP.  A Revista ainda está engatinhando, mas com garra para se tornar bem forte. Isso porque o Departamento de Matemática da PUC/SP, envolvido com a Educação Matemática brasileira, busca com a revista divulgar suas produções visando contribuir com o trabalho dos professores de Matemática, os quais são responsáveis com a formação do povo brasileiro. Este número é composto por dois artigos, apresentação de dois livros, de três trabalhos de Iniciação Científica, bem como um resumo de TCC (trabalho de conclusão de curso).

    O primeiro artigo, intitulado A formação de professores que ensinam matemática e a educação especial é de autoria da professora, do Departamento, de Ana Lúcia Manrique. Nesse artigo são abordados estudos desenvolvidos no Projeto “Desafios para a educação inclusiva: Desafios para a educação inclusiva: pensando a formação de professores sobre os processos de domínio da matemática nas séries iniciais da educação básica”, aprovado no Programa Observatório da Educação da Capes/INEP. O Projeto, em questão, é interdisciplinar envolvendo as áreas de Educação Matemática, Educação Especial e Engenharia, e contempla o ensino de Matemática, a formação de professores para trabalharem sob uma perspectiva inclusiva e o desenvolvimento de dispositivos assistivos.

    O segundo artigo se intitula Um pouco da teoria dos números: da antiguidade até os dias atuais. As autoras são Cristiana da Silva Fusco e Sônia Pitta Coelho, também docentes do Departamento. Nesse artigo são apresentados alguns elementos históricos sobre os números inteiros e sobre a criptografia.

    Dois livros são apresentados. O livro GeoGebra: Na produção do conhecimento matemático é apresentado por Augustín Carrillo de Albornoz Torres, Secretário Geral da FISEM (Federación Ibero-americana de Sociedades de Educación matemática). As autora são Celina Abar e Norma Cotic. Esse livro foi publicado em espanhol e português. O 2º livro Aprendizagem da docência: Pesquisa e Práticas formativas em ambiente escolar é apresentado por sua organizadora, Ana Lúcia Manrique.

    São divulgados os pôsteres e resumos expandidos de três trabalhos de Iniciação Científica resultantes de pesquisa de alunos da Licenciatura em Matemática (modalidade EaD) da PUC/SP. São eles: Um estudo da abordagem feita pelos livros didáticos de Matemática quanto às noções estatísticas, de autoria de Gabriela Spina, com orientação de Cileda de Queiroz e Silva Coutinho; Uma proposta para o ensino de equações no Ensino Fundamental: o uso de modelagem; de autoria de Rosimeire Barraviera, Rodrigues; Competências cognitivas e aprendizagem de Matemática, de autoria de Regina França Guimarães Ferreira, orientados por Sonia Barbosa Camargo Igliori. É apresentado também o resumo do Trabalho de Conclusão de Curso, defendido no ano de 2014, de autoria de Diego Quadros Fernandes e orientado por Gabriel Loureiro de Lima. Esse TCC é intitulado: Noções básicas de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio: situações de aprendizagem baseadas na Modelagem Matemática e inspiradas pela História do desenvolvimento do Cálculo.

    Para finalizar o número destacam-se os prêmios obtidos por docentes e alunos do Departamento de Matemática e do Programa de estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP:

    1. Menção honrosa, no concurso de Melhor Tese CAPES 2014, à tese de doutorado Um estudo epistemológico do Teorema Fundamental do Cálculo voltado ao seu ensino, de autoria de André Lúcio Grande, com a orientação de Benedito Antonio da Silva
    2. Melhor trabalho de Iniciação Científica da área de Exatas da PUC/SP. O trabalho: Um estudo da abordagem feita pelos livros didáticos de Matemática quanto às noções estatísticas, de autoria de Gabriela Spina, com orientação de Cileda de Queiroz e Silva Coutinho.
    3. Menção honrosa ao trabalho de iniciação científica Competências cognitivas e aprendizagem de Matemática, de autoria de Regina França Guimarães Ferreira, orientado por Sonia Barbosa Camargo Igliori.
    Os Editores
  • Vol. 1 Núm. 1 (2014)

    Editorial

     

    Este é o número 1 do volume 1 da revista Ensino da Matemática em Debate, primeiro dos dois volumes de 2014. Uma nova  revista que trate da Educação Matemática no Brasil é sempre oportuna e bem vinda, pois cada vez mais há necessidade de se divulgar reflexões efetivadas a partir de resultados de pesquisas e/ou da prática de professores comprometidos com a aprendizagem de Matemática, com a melhoria da educação brasileira e com o desenvolvimento de nosso país.  Esses fatos estão umbilicalmente interligados. O trabalho conjunto do professor e do pesquisador é a forma mais profícua de analisar as questões do ensino e da aprendizagem de Matemática. Essa revista tem como alvo ampliar os contatos entre futuros professores, professores e pesquisadores por meio de seus trabalhos específicos e igualmente importantes. Este número, o primeiro, é composto por três artigos, um relato, uma resenha comentada, e a divulgação de trabalhos de conclusão de curso dos alunos de licenciatura em matemática da PUC/SP do primeiro semestre de 2013.

    O primeiro artigo, de Maranhão e Lima, apresenta uma breve trajetória do ensino de multiplicação e de tabuadas no Brasil, destacando as diferentes maneiras postuladas pelas tendências educacionais, de cada época, para a abordagem destas temáticas. Nele pode-se encontrar alguns recursos aos quais os professores podem recorrer no intuito de auxiliar seus alunos a desenvolver o pensamento multiplicativo. Dentre outros, destacam-se as tabelas de multiplicação, “máquinas” baseadas em leis de transformação e jogos. Como conclusão é feita uma discussão referente à memorização de tabuadas, na qual se destaca que, embora este não deva ser o foco do processo de ensino e de aprendizagem, esta memorização teve e tem seu lugar e momento no currículo de Matemática dos primeiros anos do Ensino Fundamental.

    O segundo artigo, de autoria de Ziccardi relata o processo de criação e legitimação do Curso de Licenciatura em Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Apresenta um breve histórico da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, considerando o contexto em que ela surgiu e se desenvolveu para, então, analisar-se o Curso de Matemática e o Departamento de Matemática da PUC-SP.

    Pires, em seu artigo apresenta uma síntese das ideias debatidas em Seminário sobre Avaliação, promovido pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia  da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 24 de maio de 2014, em mesa-redonda compartilhada com o Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes.

    Miguel, com seu texto, inicia uma seção em que são relatados fatos do Departamento com vistas a deixar um registro, aos futuros professores e alunos, assim como a muitos que de alguma forma se relacionaram com o Departamento de Matemática da PUC/SP. Ela elenca os professores que exerceram a função de Chefe do Departamento de Matemática, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em ordem cronológica e relata alguns fatos que podem interessar aos envolvidos. Os documentos de referência são basicamente as atas das Reuniões do Departamento.

    Monteiro e Milan, mestrandas do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP em seu trabalho apresentam uma breve reflexão sobre o conceito de Contrato Didático e suas implicações no trabalho do professor, tendo como parâmetro a produção de Brousseau e os escritos de Silva. Nesse trabalho é indicado um link que consta falas do Brousseau.

    Completam o volume os resumos e palavras chave dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Licenciatura em Matemática, modalidade (EAD) defendidos no  ano de 2013. Esses resumos foram organizados para a revista por Ana Maria Velloso Nobre.

     

    Os Editores

     

26-27 de 27