Uma abordagem histórico/didática de analogias envolvendo razões e proporções em contexto musical: um ensaio preliminar

Autores

  • OSCAR JOÃO ABDOUNUR Instituto de Matemática da Universidade de São Paulo, IMEUSP

Resumo

Resumo

Este artigo tem por objetivo valorizar, sob uma perspectiva educacional, o potencial de assemelhação, de diferenciação e heurístico do pensamento analógico considerando para isto características estruturais peculiares presentes no desenvolvimento histórico de razão e proporção matemáticas, características estas que se evidenciam quando tais conceitos são tratados em determinados contextos musicais. Além disso, esses contextos possibilitam a inclusão de uma construção não necessariamente aritmética de razões e proporções no ambiente educacional, resgatando ainda do ponto de vista histórico seus vínculos à música e, portanto, seus significados, por vezes apenas correlacionados com conceitos aritméticos, tais como número, fração e igualdade. Tal construção tem, portanto, o intuito de proporcionar a valorização das origens não aritméticas de razões e proporções, bem como relevar diferenças na demarcação de tais conceitos no contexto de suas semelhanças estruturais, porém não semânticas, com conceitos aritméticos análogos. Dentre as características mencionadas, cabe ressaltar operações e proposições envolvendo razões e proporções com estruturas análogas em música teórica.

 

Abstract

This article aims at valuing, with an educational approach, the heuristic potential of the analogical thought, as well as its capability to differentiate and to resemble, considering for that peculiar structural features present in the historical development of mathematical ratios and proportions, features which stand out when these concepts were handled in determined musical contexts. Such approach makes possible the inclusion of a non-necessarily arithmetical construction for ratios and proportions in educational contexts, rescuing from the historical point of view its attachments with music and their meanings sometimes only related with arithmetical concepts such as number, fraction and equality. This construction intends thus to value the non arithmetical origins of ratios and proportions, as well as to reveal differences in the delimitation of such concepts in the context of their structural albeit non semantic similarities with analogical arithmetical concepts. Among such features, it is worthwhile to mention operations and propositions involving ratios and proportions with analogical structures in theoretical music.

Metrics

PDF views
2,516
Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026548
|

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

ABDOUNUR, O. J. Uma abordagem histórico/didática de analogias envolvendo razões e proporções em contexto musical: um ensaio preliminar. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 386–397, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/12767. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos