No jogo das interações em sala de aula de matemática: implicações da pergunta do professor <br> Role of interactions in math classrooms: implications of teacher´s questions
Palavras-chave:
Interações discursivas, Pergunta do professor, Compreensão dos alunos.Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar as situações de interações discursivas presentes na pergunta do professor que favorecem a compreensão pelos alunos. Analisei essas situações de interações discursivas presentes na pergunta do professor utilizando elementos da teoria da linguagem de Bakhtin, mas de modo especial, o conceito de compreensão. Faço uma análise qualitativa dos dados da pesquisa, coletados em uma escola privada, por meio de observação, registrados em vídeo-gravação das aulas. Os resultados mostram três situações de interação presentes nas perguntas da professora que favorecem a compreensão pelo aluno: 1) perguntas que visam manter a atenção do aluno; 2) perguntas que podem ser respondidas com respostas curtas; 3) perguntas que solicitam uma reposta mais longa do aluno e mostram conhecimento do professor. As duas primeiras situações são caracterizadas pelo que denominei de compreensão intermediária, e a terceira situação por uma compreensão ativa plena dos alunos.
Abstract
The primary objective of this article is to analyze discursive interactions in teachers´ questions favoring understanding in the classroom. Elements of Bakhtin´s theory of language, especially the comprehension concept, were used to analyze the situations with discursive interactions. A qualitative analysis was used in this study, and the data were collected from a private school through class observations with video recordings. The results showed three interaction situations in the teacher´s questions favoring understanding in classroom: 1) questions aiming to elicit students´ attention; 2) questions requiring short answers; 3) questions requiring longer answers and revealing the teacher´s knowledge as well. The two first situations could be regarded as intermediate comprehension, whereas the third as entirely active comprehension.
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