Aportes dos processos do Pensamento Matemático Avançado para a reflexão do professor sobre sua “forma” de pensar a Matemática
Palavras-chave:
Formação continuada, Professor de matemática, Processos do Pensamento Matemático AvançadoResumo
Resumo
Neste artigo descrevemos parte de uma pesquisa que visou investigar os possíveis aportes do conhecimento sobre os Processos do Pensamento Matemático Avançado –PMA- para a reflexão do professor sobre seu próprio saber. A pesquisa tem as características de um estudo de caso, realizado em três encontros de duas horas cada um, com doze professores de matemática em formação continuada. Os resultados revelam que as discussões, sobre processos do PMA, permitiram aos sujeitos passarem de uma reflexão inicial focada nos procedimentos matemáticos a uma reflexão mais ampla e profunda sobre os próprios saberes.
Palavras chave: Formação continuada; Professor de matemática; Processos do Pensamento Matemático Avançado.
Abstract
In this paper we describe part of a research that aimed to investigate the possible contributions of knowledge about the Processes of Advanced Mathematical Thinking –AMT- to the reflection of teachers on their own knowledge. The research has the characteristics of a case study, conducted in three meetings of two hours each, with twelve in-service mathematics teachers. The results reveal that discussions on AMT processes allowed to move from an initial reflection focused on mathematical procedures to a broader and deeper reflection on their own knowledge.
Keywords: In-service teachers’ education; Mathematics teacher; Processes of Advanced Mathematical Thinking.
Metrics
Referências
ALARCÃO, I. (2004). Professores Reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez.
ALARCÃO, I. (1996). (org.) Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora.
ANDRÉ, M.E.D.A. (2005). Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber.
DREYFUS,T. (1991). Advanced Mathematical Thinking Processes. En: TALL ,D.(Ed..) Advanced Mathematical Thinking (pp.25-41). Dordrecht: Kluwer.
DUVAL, R.. (2003). Registros de Representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In: MACHADO, Silvia D. A. Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas, SP: Papirus, p. 11-34.
CHARLOT, B. (2005). Relação com o Saber, Formação dos Professores e Globalização. Porto Alegre: Artes Médicas.
SCHÖN, D.A. (2000). Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad.Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 256p.
TALL ,D. (1991). Advanced Mathematical Thinking (pp.25-41). Dordrecht: Kluwer.
URSINI,S & ESCAREÑO, F. & MONTES, D. & TRIGUEROS, M. (2005). Enseñanza de álgebra elemental: una propuesta alternativa. Mexico: Trillas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).