Integração do computador nas aulas de Matemática: um estudo sobre o uso do Cabri-Géomètre num grupo de pesquisa-ação.

Autores

  • Dejahyr Lopes Junior UFMS
  • Jose Luiz Magalhães UFMS
  • Anderson Soares Muniz UFMS

Resumo

Este artigo apresenta um trabalho de pesquisa no qual a pesquisa-ação é utilizada como prática reflexiva na formação continuada, num grupo de trabalho coletivo. Ele traz também alguns resultados dessa opção metodológica num projeto maior de formação de professores de Matemática, voltado ao trabalho com Geometria e a integração do computador nas aulas de Matemática. Também são analisadas questões relacionadas ao processo de constituição de um grupo com características colaborativas e sobre o uso de tecnologias nas escolas. Foi realizado um estudo sobre ações formativas como o uso do computador nas aulas de Matemática, a partir da elaboração e discussão de uma sequência didática desenvolvida em grupo. Analisamos os dados obtidos na aplicação de uma seqüência didática como o uso do Cabri-Géomètre para a aprendizagem de conceitos de Geometria Plana.

Metrics

PDF views
628
Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202632
|

Biografia do Autor

Dejahyr Lopes Junior, UFMS

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS

Anderson Soares Muniz, UFMS

Mestrando do curso de Mestrado em Educação Matemática - UFMS

Downloads

Publicado

2010-01-24

Como Citar

LOPES JUNIOR, D.; MAGALHÃES, J. L.; MUNIZ, A. S. Integração do computador nas aulas de Matemática: um estudo sobre o uso do Cabri-Géomètre num grupo de pesquisa-ação. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 11, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/1799. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos