CRIATIVIDADE, EMPATIA E IMAGINAÇÃO EM VIGOTSKI: IDEIAS PARA TRABALHAR COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA<br>CREATIVITY, EMPATHY AND IMAGINATION IN VYGOTSKY AND THE PROBLEM SOLVING IN MATHEMATICS

Autores

  • Antonio Carlos Brolezzi IME-USP

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Empatia, Vigotski

Resumo

O objetivo do presente artigo foi enriquecer o estudo da relação entre criatividade e resolução de problemas em educação matemática, tomando como referência uma pesquisa bibliográfica sobre os temas da empatia e da imaginação em Vigotski. As fontes foram, principalmente, os livros de Vigotski Psicologia da arte e Imaginação e criação na infância, escritos, respectivamente, em 1924 e 1930 e, eventualmente, menos conhecidos na educação matemática, além de relatos de pesquisas sobre criatividade e resolução de problemas. A empatia foi apresentada como forma de ampliar as vivências individuais e entrar no mundo da cultura, da arte e da ciência, bem como para partilhar as experiências do outro, envolvendo os processos de criação e imaginação.

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Brolezzi, IME-USP

Departamento de Matemática, Instituto de Matemátia e Estatística da USP

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Publicado

2015-12-20

Como Citar

BROLEZZI, A. C. CRIATIVIDADE, EMPATIA E IMAGINAÇÃO EM VIGOTSKI: IDEIAS PARA TRABALHAR COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA&lt;br&gt;CREATIVITY, EMPATHY AND IMAGINATION IN VYGOTSKY AND THE PROBLEM SOLVING IN MATHEMATICS. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 791–815, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/20296. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Seção

Artigos