Algumas potencialidades didáticas do “setor trigonal” na interface entre história e ensino de Matemática <br> Some didactic potential of “trigonal sector” at the interface between history and mathematic teaching

Autores

  • MARISA DA SILVA DIAS Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • FUMIKAZU SAITO Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Palavras-chave:

História da matemática. Instrumentos matemáticos. Ensino de geometria.

Resumo

Resumo

Neste artigo apresentam-se resultados preliminares do estudo de um instrumento denominado "setor trigonal", descrito por John Chatfeild em seu tratado intitulado The Trigonall Sector, publicado em 1650, contemplando algumas potencialidades didáticas, principalmente para o ensino de geometria. O instrumento permite aos estudantes explorar diferentes propriedades de triângulos a partir de seus ângulos. A hipótese que daí se levantou é que a operacionalidade com o instrumento associada com uma organização de ensino – com base na articulação entre o contexto dos conceitos matemáticos que aparecem no documento e o movimento do pensamento, aliado a formação desses conceitos – pode conduzir o estudante de modo profícuo ao processo de análise e síntese, necessário à formação conceitual.

Palavras-chave: História da matemática. Instrumentos matemáticos. Ensino de geometria.


Abstract

This paper presents preliminary findings of an instrument called "trigonal sector" which was described by John Chatfeild in his treatise entitled The Trigonall Sector, published in 1650. It points out some didactic potentials of "trigonal sector" especially for the teaching of geometry. The instrument allows students to explore different properties of triangles considering their angles. This paper raises the hypothesis that the operation with the instrument associated with an educational organization – it based on the relationship between the context in which mathematical concepts show in the document and the movement of thought in the formation of these concepts – can lead the student in a fruitful way to the process of analysis and synthesis, that is essential for the concept formation.

Keywords: History of mathematics. Mathematical instruments. Teaching of geometry.

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

DIAS, M. D. S.; SAITO, F. Algumas potencialidades didáticas do “setor trigonal” na interface entre história e ensino de Matemática &lt;br&gt; Some didactic potential of “trigonal sector” at the interface between history and mathematic teaching. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 1227–1253, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/22021. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos