Educação financeira: uma proposta desenvolvida no ensino fundamental <br> Financial education: a proposal developed in the elementary school
Palavras-chave:
Educação financeira, Interações sociais, Atribuição de sentidoResumo
O uso de conhecimentos relacionados à educação financeira vem se apresentando como uma estratégia diferenciada para a tomada de decisão financeira consciente e ecologicamente correta. Com essa percepção, desenvolveu-se uma pesquisa, de abordagem qualitativa, envolvendo uma proposta didático-pedagógica, em uma turma do 7o ano do ensino fundamental, de uma escola de rede municipal de Getúlio Vargas/RS. O objetivo é analisar se as interações produzidas no desenvolvimento da proposta didático-pedagógica possibilitam a apropriação de significados dos conteúdos ligados à educação financeira, com vistas à conscientização por parte dos estudantes sobre sua importância e necessidade para a tomada de decisões financeiras conscientes. Constatou-se que o desenvolvimento da proposta didático-pedagógica possibilitou interações sociais em sala de aula, as quais contribuíram e potencializaram significativamente a atribuição de sentido aos conteúdos estudados, e a professora pode refletir sobre sua prática para a qualificação da mesma.
Abstract
The use of knowledge related to financial education has been presented as a differentiated strategy for taking conscious and ecologically correct financial decision. With this perception, we developed a survey, of qualitative approach, involving a didactic-pedagogical proposal, in a class of seventh grade of elementary school, in a municipal school of Getúlio Vargas/RS. The objective is to analyze if the interactions produced in the development of the didactic-pedagogic proposal allow the appropriation of meanings of contents linked to financial education in order to raising awareness on the part of students about its importance and necessity for taking conscious financial decisions. It was found that the development of didactic-pedagogic proposal enabled social interactions in the classroom, that have contributed significantly and have worsened the attribution of meaning to the content studied, and the teacher can reflect on their practice for her qualification.
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