O ensino de matemática para alunos surdos: dentro e fora do texto em contexto <br> Teaching math students for deaf: in and out of text in context
Palavras-chave:
NEE e Surdez, Preconceitos e mitos, Libras e identidade, Educação Matemática Bilíngue.Resumo
Este texto teve como objetivo principal problematizar o ensino de Matemática para alunos surdos, articulando a Educação Matemática Inclusiva aos preceitos dos estudos culturais dos surdos. E, mais restritamente, trazer reflexões acerca das estratégias e recursos visuais no ensino bilíngue para esses alunos, bem como refletir sobre a inclusão da cultura surda no ensino e aprendizagem de Matemática. Para a construção do manuscrito, utilizou-se de recursos reflexivos e provocativos sobre a problemática, desde a ideia de autonomia dos alunos com NEE; articulando as memórias da escola inclusiva aos preconceitos e mitos sobre a surdez; defendendo, ainda, a LIBRAS como um traço da identidade da comunidade surda, para discutir os desafios do ensino de Matemática para os alunos surdos. Ao final, encontram-se as sugestões que apontam para um ensino de Matemática mais eficaz para alunos surdos, sugeridas no decurso do debate ocorrido durante o Seminário.
Abstract
This text had as main objective problematize the teaching of Mathematics to deaf students, articulating the Inclusive Mathematics Education to the deaf cultural studies precepts. And being more narrowly it brings reflections about strategies and visual resources in the bilingual education to these students reflecting as well about the inclusion of the deaf culture into the teaching and learning of Mathematics. To the construction of the manuscript, reflexive and provocative resources around the problematic were used since the idea about autonomy of the students with Special Education Needs; articulating the memories of inclusive school to precepts and myths about deaf, even defending the Brazilian Sign Language as a trace of the identity of the deaf community in order to discuss the challenges of the teaching of Mathematics to deaf students. At the end, are the suggestions pointing to a more effective mathematics teaching for deaf students.
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