<br>Desenvolvimento do Pensamento Estatístico com Suporte Computacional<br>Development of statistical thinking with computational support<br>

Autores

  • Juscileide Braga de Castro Universidade Federal do Ceará
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

pensamento estatístico, tecnologia, laptop educacional

Resumo

Esse artigo tem por objetivo analisar situações que contribuíram para o desenvolvimento do pensamento estatístico a partir de um projeto colaborativo com suporte computacional. A pesquisa foi realizada com 26 estudantes do 5º ano participantes do projeto Um Computador por Aluno (UCA). O processo investigativo foi realizado em quatro etapas: planejamento, coleta de dados, organização de dados e publicação da notícia. Após análises verificou-se o desenvolvimento do pensamento estatístico a partir de situações de coleta de dados, de classificação, de escolha da amostra, de cruzamento de variáveis e da definição do gráfico. A tecnologia possibilitou a ênfase na exploração dos dados, simulações, investigação de problemas com dados reais e envolvimento dos alunos em ferramentas para colaboração.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

AINLEY, J., NARDI, E.; PRATT, D. (2000) Towards the construction of meaning for trend in Active Graphing, International Journal of Computers for Mathematical Learning, 5.2, p. 85-114.

AINLEY, J., NARDI, E.; PRATT, D. (1999) Constructing Meaning for formal notation in Active Graphing, European Research in Mathematics Education, Vol. I: Group 2, p. 189-200.

BATANERO, C. (2001) Didáctica de la Estadistica. Granada: Universidad de Granada/.

BEN-ZVI, D. (2007) Using Wiki to promote collaborative learning in statistics education. Technology Innovations in Statistics Educational, no 1, vol. 1, artigo 4.

BROERS, N. J. (2006) Learning goals: The primacy of statistical Knowledge. In: International Conference on Teaching Statistics – ICOTS, 7. 2006. Salvador: Brasil. 1, CDRoom.

CAMPOS, R. C.; WODEWOTZKI, M. L. L.; JACOBINI, O. R. (2011) Educação Estatística teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora. Coleção Tendências em Educação Matemática.

CASTRO, J. B. (2012) O uso de objetos de aprendizagem para a construção e compreensão de gráficos estatísticos. Fortaleza: UFC, 2012. 215 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, UFC, Fortaleza.

CAZORLA, I. M.; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B. (2010) Trajetória e perspectivas da Educação Estatística no Brasil: Um olhar a partir do GT12. In: C. E. Lopes, C. de Q. e S. Coutinho & S. A. Almouloud (Orgs.), Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas: Mercado de letras.

CAZORLA, I. M.; UTSUMI, M. C. (2010) Reflexões sobre o ensino de estatística na educação básica. In: Cazorla, I. M.; Santana, E. (Org). Do tratamento da informação ao letramento estatístico. Itabuna: Via Litterarum.

CHANGE, B. L. (2002) Components of statistical thinking and implications for instruction and assessment. In: Jounal of Statistics Education, v. 10, n.3.

CHANGE, B., BEN-ZVI, D., GARFIELD , J., MEDINA, E. (2007) The role of technology in improving student learning of statistics. Technology Innovations in Statistics Education Journal 1(1).

CARVALHO, C. (2001) Interacção entre pares: Contributos para a promoção do desenvolvimento lógico e do desempenho estatístico no 7.º ano de escolaridade (Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa). Lisboa: APM.

GAL, I. (2002) Adult statistical literacy: meaning, components, responssibilities. International Statistical Review, v. 1, n. 70, p. 1-25.

GAL, I.; GARFIELD, J. (1999) Assessment and statistics education: Current challenges and directions. International Statistical Review, 67(1), 1-12.

GUIMARÃES, G. L. (2009) Categorização e representação de dados: o que sabem os alunos do Ensino Fundamental? In: Borba, R.; Guimarães, G. (Orgs.). A pesquisa em educação matemática: repercussões na sala de aula. São Paulo: Cortez, p. 134-176

LOPES, C. E. (2010) Os Desafios para a Educação Estatística no Currículo de Matemática. In: C. E. LOPES, C. de Q. e S. COUTINHO; S. A. ALMOULOUD (Orgs.), Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas: Mercado de letras.

MARTINS, M. E. G.; PONTE, J. P. (2010) Organização e Tratamento de dados. Ministério da Educação: Lisboa.

MENDONÇA, L. O.; LOPES, C. E. (2011) Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio. Bolema, Rio Claro (SP), v. 24, n. 40, dez. p.701-724.

MOORE, David S. (2011) A estatística básica e sua prática. Tradução e revisão técnica Ana Maria Lima de Farias, Vera Regina Lima de Farias e Flores. Rio de Janeiro: LTC.

SCHIRLO, A. C.; SILVA, S. C. R. (2013) Estatística: refletindo sua inserção nos livros de matemática. Espacios. Vol. 34 (9), p. 1-14.

SNEE, R. D. (1990) Statistical Thinking and its contribution to total quality. The American Statistician, v. 44, n. 2, p. 116-121.

WILD, C. J.; PFANNKUCH, M. (1999) Statistical Thinking in Empirical Enquiry. International Statistical Review, v. 67, n.3, p. 223-265.

WODWOTZKI, M. L. L. ; JACOBINI, O. R. ; CAMPOS, C. R. ; FERREIRA, D. H. L. (2010) Temas contemporâneos nas aulas de estatística: um caminho para combinar aprendizagem e reflexões políticas. In: C. E. LOPES, C. Q. e S. COUTINHO; S. A. ALMOULOUD (Orgs.), Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas: Mercado de letras.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

CASTRO, J. B. de; CASTRO FILHO, J. A. de. &lt;br&gt;Desenvolvimento do Pensamento Estatístico com Suporte Computacional&lt;br&gt;Development of statistical thinking with computational support&lt;br&gt;. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. 5, p. 870–896, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/24999. Acesso em: 22 dez. 2024.