Retratos da pesquisa em Educação Matemática online no GPIMEM: um diálogo assíncrono com quinze anos de intervalo<br>Portraits of Research in Mathematics Online Distance in GPIMEM: An asynchronous dialogue with a fifteen-year interval
Resumo
Analisar o papel das tecnologias digitais, assim como possiblidades e transformações que elas provocam no contexto da Educação e, em particular, da Educação Matemática, tem sido uma das linhas de pesquisa do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM). Diversos trabalhos desse grupo têm como foco a Educação Matemática a Distância online, possibilitada pelo uso da Internet. Considerando esse tema, contrastamos, neste artigo, a primeira e a última tese produzidas no âmbito do GPIMEM, reinterpretadas a partir da perspectiva da meta-análise, com a intenção de estabelecer um diálogo entre elas. Mudanças nas temáticas, nas tecnologias utilizadas, assim como posturas teóricas, foram analisadas. A forma como a tecnologia digital tem transformado esses quinze anos de pesquisa em Educação Matemática online foi destacada.Metrics
Referências
ALMEIDA, H. R. F. L.; BORBA, M. C. E-licm@t. In: BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L. As licenciaturas em Matemática da Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma visao a partir da utilização das Tecnologias Digitais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. p. 13–28.
ALONSO, K. M. Novas tecnologias e formação de professores: um intento de compreensão. In: PRETI, O. Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE-UFMT, 2000. p. 89–104.
ALVES, J. R. M. Educação à distância e as novas tecnologias de informação na aprendizagem. Teleconferência Engenheiro 2001, n. 7, p. 5–25, 1996.
ARANDA, C.; CALLEJO, M. L. Construcción del concepto de dependencia lineal en un contexto de geometría dinámica: em estudio de casos. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, v. 13, n. 2, p. 129–158, 2010.
BICUDO, M. A. V. Meta-análise: seu significado para a pesquisa qualitativa. Revemat: revista eletrônica de educação matemática, v. 9, n. 0, p. 7, 29 jul. 2014.
BORBA, M. C. Humans-with-media and continuing education for mathematics teachers in online environments. ZDM, Berlim. v. 44, p. 802–814, 2012.
BORBA, M. C. Students understanding of transformations of functions using multi-representational software. 1993. 377 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Cornell University, Ithaca (EUA), 1993.
BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L. As Licenciaturas em Matemática da Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma visão a partir da utilização das Tecnologias Digitais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação matemática. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BORBA, M. C.; CHIARI, A. S. S. Tecnologias Digitais e Educação Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.
BORBA, M. C.; LLINARES, S. Online mathematics teacher education: overview of an emergent field of research. ZDM, v. 44, 2012.
BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S.; AMARAL, R. B. Educação a Distância online. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-With-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer, 2005.
BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Brasília: IBGE, 2013.
BUJOKAS, A. Caminhos virtuais. Saber - revista do livro universitário, v. 1, n. 5, p. 9–13, 2002.
CHIARI, A. S. S. O papel das tecnologias digitais em disciplinas de Álgebra Linear a distância: possibilidades, limites e desafios. 2015. 200 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2015.
CHIARI, A. S. S.; BORBA, M. C. Vinte anos de GPIMEM: um mosaico de pesquisas em movimento. In: BORBA, M. C.; CHIARI, A. S. S. (Org.). Tecnologias Digitais e Educação Matemática. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2013. p. 13–37.
CHINELLATO, T. G. O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SP. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2014.
DALMOLIN, D.; BNALDO, L.; MATHIAS, C. V. A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores. In: ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3, 2012, Santa Maria. Anais... Santa Maria: UFSM, 2012. p. 1–12.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas Estado da Arte. Educação e Sociedade, 79. v. ano XXIII, p. 257–271, 2002.
FRANÇA, M. Conceitos fundamentais de Álgebra Linear: uma abordagem integrando geometria dinâmica. 2007. 139 f. Dissertação – Pontífica Universidade Católica, São Paulo, 2007.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2011.
GRACIAS, T. A. A natureza da reorganização do pensamento em um curso a distância sobre Tendências em Educação Matemática. 2003. 165 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2003.
HEITMANN, F. P. Atividades Investigativas em Grupos Online: possibilidades para a educação matemática a distância. 2013. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2013.
HILLEL, J. Modes of description and the problem of representation in Linear Algebra. In: DORIER, J. L. (Org.). On the teaching of linear algebra. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2000. p. 191–208.
KARRER, M. Articulação entre álgebra linear e geometria: um estudo sobre as transformações lineares na perspectiva dos registros de representação semiótica. 2006. 371 f. Tese – Pontífica Universidade Católica, São Paulo, 2006.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 1. ed. Campinas: Papirus, 2007.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
LÉVY, P. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2000.
LINCOLN, Y. S.; GUBA, E. G. Naturalistic Inquiry. London: Sage Publications, 1985.
MAIA, C. Guia brasileiro de educação a distância. São Paulo: Editora Esfera, 2001.
MALHEIROS, A. P. S. Educação Matemática online: a elaboração de projetos de Modelagem. 2008. 186 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2008.
MALTEMPI, M. V.; JAVARONI, S. L.; BORBA, M. C. Calculadoras, computadores e Internet em Educação Matemática - dezoito anos de pesquisa. Bolema. Boletim de Educação Matemática, v. 25, p. 43–72, 2011.
MALTEMPI, M. V.; MALHEIROS, A. P. S. Online distance mathematics education in Brazil: research, practice and police. ZDM Mathematics Education, v. 42, p. 291–303, 2010.
MILL, D. Sobre o Conceito de Polidocência ou Sobre a Natureza do Processo de Trabalho Pedagógico na Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. . R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. (Org.). Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. São Carlos - SP: EdUFSCar, 2010. p. 23–40.
NISKIER, A. Educação à distância: a tecnologia da esperança. São Paulo: Loyola, 1999.
PETERS, O. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Unisinos, 1999.
PICANÇO, A. A. Educação a distância: solução ou novos desafios? In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 24, 2001, Caxambu. Anais... Caxambu: Associação Nacional de Pós-graduação em Educação, 2001.
PRETTO, N. L. Desafios para a educação na era da informação: o presencial, a distância, as mesmas políticas e o de sempre. In: BARRETO, R. G. Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.
RICHIT, A. Apropriação do Conhecimento Pedagógico-Tecnológico em Matemática e a Formação Continuada de Professores. 2010. 279 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2010.
ROSA, M. A Construção de Identidades online por meio do Role Playing Game: relações com o ensino e aprendizagem de matemática em um curso à distância. 2008. 263 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro - SP, 2008.
ROSA, O. S. GOULART, I. CASANOVA, L. LEHMAN, M. Explorando as transformações lineares no plano, através do software WINPLOT. TECCEN, v. 2, n. 2, p. 10–20, 2009.
SANTOS, S. C. A Produção Matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2006.
SANTOS, S. C. Um retrato de uma Licenciatura em Matemática a distância sob a ótica de seus alunos iniciantes. 2013. 208 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação matemática, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2013.
SILVA, M. Sala de aula interativa. YouTube: [s.n.]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EGfw73ZJl4U>, 2010. Acesso em: 14 jan. 2015.
SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.
SOUTO, D. P. L. Transformações expansivas em um curso de Educação Matemática a distância online. 2013. 279 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2013.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
TIKHOMIROV, O. K. The psychological consequences of computerization. In: WERTSCH, J. V. (Org.). The concept of activity in soviet psychology. New York: M. E. Sharpe. Inc, 1981. p. 256–278.
VALENTE, J. A. O papel da interação e as diferentes abordagens pedagógicas de Educação a Distância. In: MILL, D.; PIMENTEL, N. M. (Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2010. p. 25–42.
VIEL, S. R. Um olhar sobre a formação de professores a distância: o caso da CEDERJ/UAB. 2011. 218 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2011.
ZABEL, M. Luz, câmera, flashs: uma compreensão sobre a disciplina de Prática de Ensino de Matemática a distância. 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2014.
ZABEL, M.; ALMEIDA, H. R. F. L. Um retrato da formação online do Professor de Matemática. In: BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L. (Org.). As Licenciaturas em Matemática da Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma visão a partir da utilização das Tecnologias Digitais. São Paulo: Livraria da Física, 2015. .
ZAMPIERI, M. T. A comunicação em uma disciplina de Introdução a Estatística: um olhar sob a formação inicial de professores de matemática a distância. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2013.
ZULATTO, R. B. A. A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores. 2007. 174 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).