Aprendizagens dos alunos no âmbito do projeto docência compartilhada e de estudos de aula (lesson study): um trabalho com as figuras geométricas espaciais no 5º ano
Student’s learning by docência compartilhada project and lesson study: a work with the spatial geometric figures in 5th grade

Grace Zaggia Utimura, Edda Curi

Resumo


Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, defendida em 2015, na Universidade Cruzeiro do Sul. Foi baseada no Projeto Docência Compartilhada da Rede Municipal de São Paulo e na estratégica metodológica de formação de professores denominada de Estudos de Aula (Lesson Study). Tem como objetivo apresentar as aprendizagens dos alunos de ano no que se refere às figuras geométricas espaciais. Entre os resultados destacamos que os alunos mostraram avanços nos conteúdos matemáticos, nas representações das figuras e nos desenhos das planificações; desenvolveram a linguagem oral e escrita; perceberam a necessidade do uso de medição e deixaram de manipular os sólidos geométricos para visualizá-los, demostrando gradativamente a evolução do pensamento geométrico.


This work it is a cutout of a Professional Master’s research in Teaching Science and Mathematics, defended in 2015, at Cruzeiro do Sul University. It was based in Docência Compartilhada Project of the Municipal Network of São Paulo and methodological strategy of teacher training naimed Lesson Study. Aims to introduce student’s learning in 5th grade as regards spatial geometric figures. Among the results we emphasize that the students have shown increase in maths subjects, at representation in figures and drawning planifications; developed oral and written language; they´ve realized the need of measures and no have left manipulating the geometrics solids to visualize them, showning gradually the evolution of geometric thinking.



Palavras-chave


Docência Compartilhada; Estudos de Aula (Lesson Study); Figuras geométricas espaciais.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRANTES, P.; SERRAZINA, L.; OLIVEIRA, I. A matemática na educação básica: reflexão participativa sobre os currículos do ensino básico. Lisboa: MEC, 1999.

BATTISTA, M. T. The development of geometric and spatial thinking. In: LESTER JR, F. K. (Ed.). Second handbook of research on mathematics teaching and learning. Chalotte, NC: Information Age & National Council of Teachers of Mathematics, 2007. v. 2, cap. 19, p. 843-908.

CANIZ̃ARES, M. J.; SERRANO, L. Introducción a la geometria. In: CASTRO, E. (Org.). Didatica de la matemática em la educación primarie. Madrid: Editorial Sintesis, S. A., 2008.

CLEMENTS, D. H.; SARAMA, J. Early childhood teacher education: the case of geometry. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 14, p. 113-148, 2011.

FERREIRA, A. B. H. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa dicionário. 7. ed. Curitiba: Positivo, 2008.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

PARZYSZ, B. La géométrie dans I’ enseignement secondaire et en formation de professeurs des écoles: de quoi s’agit-il? Quaderni di Ricerca in Didattica. Department of Mathematics. University of Palermo, Italy, n.17, p. 128-151, 2006.

PIRES, C. M. C. Educação matemática: conversas com professores dos anos iniciais. São Paulo: Zapt, 2012.

______; AUTOR 2; CAMPOS, T. M., 2012.

PONTE, J.P. et al. Aprendizagens profissionais dos professores de Matemática através dos estudos de aula. Pesquisas em Formação de Professores na Educação Matemática, 5, p. 7-24, 2012.

______. et al. Os estudos de aula como contexto de desenvolvimento profissional. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012.

SÃO PAULO (Cidade). Cadernos de apoio e aprendizagem: matemática: 5º ano. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010. (Caderno do Aluno).

______. Cadernos de apoio e aprendizagem: matemática: 5º ano. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010. (Caderno do Professor).

______________. Programa Mais Educação. São Paulo: SME- DOT, 2014.

VAN HIELE, P. Structure and insight. Orlando: Academic Press, 1986.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2016 Educação Matemática Pesquisa. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. ISSN 1983-3156



Ficha Catalográfica
 

Educação Matemática Pesquisa : revista do Programa
   de Estudos Pós-Graduados em Educação     Matemática. - São Paulo.
   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa de Estudos
   Pós-Graduados em Educação Matemática .
-- v.1, n.1 (1999)- .

Quadrimestral
ISSN 1983-3156

https://revistas.pucsp.br/emp

1. Matemática - Estudo e ensino - 2.Matemática - Pesquisa.
I. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

CDD 510.7
510.72

Bibliotecária:Carmen Prates Valls CRB 8a.-556

Indexadores da Revista

     
             Anti-Plágio