O Currículo da Matemática escolar e a centralidade da dimensão cultural <br> The School Mathematics Curriculum and the centrality of the cultural dimension

Autores

  • Elenilton Vieira Godoy Unicsul e UFPR
  • Vinício de Macedo Santos Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p276-301

Palavras-chave:

Matemática escolar, teorias de currículo, dimensão cultural, poder.

Resumo

O objetivo deste texto é, do lugar de onde discursamos, identificar, no debate nacional e internacional sobre o currículo envolvendo as disciplinas escolares, a presença e a ausência de um currículo escolar de Matemática (uma obra) que possibilite mais incluir do que excluir, mais resistir do que sucumbir a uma ideologia dominante que, insiste, em silenciar as vozes dos menos afortunados. O ensaio teórico proposto centra-se menos nos currículos prescritos e na sua produção e aplicação e mais nos princípios, ou seja, numa epistemologia do currículo de Matemática, que favoreça as emergências discursivas que são possíveis a partir da articulação entre o saber escolar matemático, a cultura e algumas ideias do campo do currículo, tais como poder, resistência e política. 

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Biografia do Autor

Elenilton Vieira Godoy, Unicsul e UFPR

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário SantAnna (1999), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Tem experiência na área de Ensino de Matemática desenvolvendo estudos e pesquisas associadas aos aspectos teóricos do currículo da Matemática escolar e à transição do Ensino Médio para o Ensino Superior.

Vinício de Macedo Santos, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

icenciado em Matemática pelo Instituto de matemática e estatística da USP (1977), mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1995), Livre docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde 2008, na área de Metodologia do Ensino de Matemática e atualmente é professor Titular da FEUSP pelo Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada. Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Didáctica de las Matemáticas da Universidade de Sevilha (2000/2001) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2009), junto ao Groupe de Sociologie Reflexive e Pragmatique (GSPR) e foi professor visitante da Université Paris Ouest Nanterre (Paris X) em 2012. Coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Educação (GEPEME), desde 2004 e o Grupo Prospéro lusófona a partir de 2015. É membro Titular e Presidente da Comissão de Pesquisa da FE-USP. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - São Paulo (2003-2005). Foi membro do Comitê Científico e Coordenador do GT de Educação Matemática da Anped (2005-2007). Coordenou a área de Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Desenvolveu e desenvolve projetos de pesquisa financiados pela FAPESP, CAPES e CNPq, com foco em dimensões da educação escolar, como o currículo de matemática, a relação e as dificuldades de alunos com a matemática, a formação do professor e do pesquisador em Educação Matemática.Tem publicado vários artigos e livros sobre essa temática e participado com trabalhos em eventos nacionais e internacionais da área. É membro da Sociedade brasileira de Educação Matemática na qual integra atualmente o seu Conselho Editorial. É editor associado da revista Educação e Pesquisa da FE-USP e membro do Comitê Científico de vários periódicos da área de Educação Matemática e Educação. Tem colaborado como assessor da FAPESP, CNPq,CAPES, FAPEMIG e da SCIELO.Tem experiência na área de Educação e Educação Matemática com ênfase na formação de professores para o ensino de Matemática, currículos de matemática para a educação básica, dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática e fundamentos sociológicos da pesquisa em Educação Matemática.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

GODOY, E. V.; SANTOS, V. de M. O Currículo da Matemática escolar e a centralidade da dimensão cultural &lt;br&gt; The School Mathematics Curriculum and the centrality of the cultural dimension. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 276–301, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i3p276-301. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33304. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática