O Currículo da Matemática escolar e a centralidade da dimensão cultural <br> The School Mathematics Curriculum and the centrality of the cultural dimension

Autores

  • Elenilton Vieira Godoy Unicsul e UFPR
  • Vinício de Macedo Santos Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p276-301

Palavras-chave:

Matemática escolar, teorias de currículo, dimensão cultural, poder.

Resumo

O objetivo deste texto é, do lugar de onde discursamos, identificar, no debate nacional e internacional sobre o currículo envolvendo as disciplinas escolares, a presença e a ausência de um currículo escolar de Matemática (uma obra) que possibilite mais incluir do que excluir, mais resistir do que sucumbir a uma ideologia dominante que, insiste, em silenciar as vozes dos menos afortunados. O ensaio teórico proposto centra-se menos nos currículos prescritos e na sua produção e aplicação e mais nos princípios, ou seja, numa epistemologia do currículo de Matemática, que favoreça as emergências discursivas que são possíveis a partir da articulação entre o saber escolar matemático, a cultura e algumas ideias do campo do currículo, tais como poder, resistência e política. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elenilton Vieira Godoy, Unicsul e UFPR

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário SantAnna (1999), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Tem experiência na área de Ensino de Matemática desenvolvendo estudos e pesquisas associadas aos aspectos teóricos do currículo da Matemática escolar e à transição do Ensino Médio para o Ensino Superior.

Vinício de Macedo Santos, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

icenciado em Matemática pelo Instituto de matemática e estatística da USP (1977), mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1995), Livre docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde 2008, na área de Metodologia do Ensino de Matemática e atualmente é professor Titular da FEUSP pelo Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada. Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Didáctica de las Matemáticas da Universidade de Sevilha (2000/2001) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2009), junto ao Groupe de Sociologie Reflexive e Pragmatique (GSPR) e foi professor visitante da Université Paris Ouest Nanterre (Paris X) em 2012. Coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Educação (GEPEME), desde 2004 e o Grupo Prospéro lusófona a partir de 2015. É membro Titular e Presidente da Comissão de Pesquisa da FE-USP. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - São Paulo (2003-2005). Foi membro do Comitê Científico e Coordenador do GT de Educação Matemática da Anped (2005-2007). Coordenou a área de Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Desenvolveu e desenvolve projetos de pesquisa financiados pela FAPESP, CAPES e CNPq, com foco em dimensões da educação escolar, como o currículo de matemática, a relação e as dificuldades de alunos com a matemática, a formação do professor e do pesquisador em Educação Matemática.Tem publicado vários artigos e livros sobre essa temática e participado com trabalhos em eventos nacionais e internacionais da área. É membro da Sociedade brasileira de Educação Matemática na qual integra atualmente o seu Conselho Editorial. É editor associado da revista Educação e Pesquisa da FE-USP e membro do Comitê Científico de vários periódicos da área de Educação Matemática e Educação. Tem colaborado como assessor da FAPESP, CNPq,CAPES, FAPEMIG e da SCIELO.Tem experiência na área de Educação e Educação Matemática com ênfase na formação de professores para o ensino de Matemática, currículos de matemática para a educação básica, dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática e fundamentos sociológicos da pesquisa em Educação Matemática.

Referências

APPLE, M. W. Ideologia e Currículo. Trad. Vinicius Figueira. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BAMPI, L. Governo etnomatemático: tecnologia do multiculturalismo. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2003.

BISHOP, A. Enculturacion Matemática – La Educación Matemática desde una perspectiva cultural. Barcelona: Editora Paidós, 1999.

BORBA, M. C.; SKOVSMOSE, O. Ideologia da Certeza em Educação Matemática. In: SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. 2. ed. Tradução de Abgail Lins e Jussara de Loiola Araújo. Campinas, SP: Editora Papirus, p. 127-148,2001.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

CALDEIRA, A. D. Modelagem Matemática: um outro olhar. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, v.2 n. 2, Universidade Federal de Santa Catarina, SC. p. 33-54, 2009.

D’AMBROSIO, U. A dinâmica cultural no encontro do Velho e do Novo Mundo. Eä Revista de Humanidades Médicas & Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnologia, v.1, n.1, ago., pp. 1-25 Disponível na internet: www.ea-journal.com, acesso em 5.1.2015.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. 7. ed. Tradução. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

GABRIEL, C. T. Conhecimento escolar, cultura e poder: desafios para o campo do currículo em “tempos pós”. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (org.). Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 4. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, p. 212-248, 2010.

GODINO, J. D.; LLINARES, S. El interaccionismo simbólico em educación matemática. Revista Educación Matemática, vol. 12, nº, p. 70-92, 2000.

GODINO, J. D. Perspectiva de la didáctica de las matemáticas como disciplina centífica. Documento de trabajo del curso de doctorado “Teoria de la educación Matemática. Universidad de Granada, Granada, 1991.

GORZ, A. O imaterial: conhecimento, valor e capital. Tradução de Celso Azzan Júnior, São Paulo: Annablume, 2005.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade. Porto Alegre, Nº 2, vol. 22, p .5- 1997

KILPATRICK, J. Investigación en educación matemática: su historia y algunos temas de actualidad. In: KILPATRICK, J.; GÓMEZ, P.; RICO, L. Educación Matemática: errores y dificultades de los estudiantes, resolucíon de problemas, evaluación, historia. Universidad de los Andes, Bogotá, p. 1-18, 1998.

LEFEBVRE, Henri. La presencia y ausência: contribuición a la teoria de las representaciones. Tradução de Oscar Barahona & Uxoa Doyhamboure: Fondo de Cultura Econômica, 1983 (edição original: 1980).

MACEDO, E. CURRÍCULO: Política, Cultura e Poder. Currículo sem Fronteiras. Vol. 6, n. 2. Lisboa, p. 98-113, 2006.

MACHADO, R. Introdução. Por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Tradução de Roberto Machado. 26. Ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, p. VII-XXIII, 1979.

NETO, A. V. Currículo, cultura e sociedade. Educação Unisinos. Vol. 8. Nº 15. Porto Alegre, p. 157-171, 2004

__________ Cultura e currículo: um passo adiante. In: MOREIRA, A. F. B.; PACHECO, J. A.; GARCIA, R. L. (org.) Currículo: pensar, sentir e diferir. Rio de Janeiro: DP&A, p. 51-56, 2004.

__________ Currículo e Cultura. Contrapontos. Itajaí, SC, Ano 2. Nº 4, p. 43-51, 2002

OREY, D. C.; ROSA, M. A dimensão crítica da Modelagem Matemática: ensinando para a eficiência sociocrítica. Revista Horizontes, v. 25, nº2. São Paulo, p. 197-206, 2007.

___________________ Vinho e Queijo: Etnomatemática e Modelagem. Bolema, ano 16, nº 20, Campinas, p. 1- 16, 2003.

PASSOS, C. Etnomatemática e Educação Matemática Crítica: conexões teóricas e práticas. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte, MG, 2008.

PIRES, C. M. C. Educação Matemática e sua influência no processo de organização e desenvolvimento curricular no Brasil. Revista Bolema, Rio Claro, SP. Ano 21. Nº 29, p. 13 – 42, 2008.

POPKEWITZ, T. S. FRANKLIN, B. M.; PEREYRA, M. A. (comp.). Historia cultural y educación. Ensayos críticos sobre conocimiento y escolarización. Barcelona, Méxio: Ediciones Pomares, S.A., 2003.

POPKEWITZ, T. S. Reforma educacional: uma política sociológica – poder e conhecimento em Educação. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SANTOS, V. M. Uma revisão de artigos de revistas especializadas para identificar características da pesquisa atual em Educação Matemática. São Paulo, 2003

SERPA, A. Teoria das representações em Henri Lefebvre: por uma abordagem cultural e multidimensional da geografia. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 487-495, 2014.

SILVA, T. T. Teorias do Currículo: uma introdução crítica. Porto, Portugal: Editora Porto, 2000

STENHOUSE, L. Investigación y desarrollo del curriculum. 3. ed. Versión española de Alfredo Guera Miralles. Ediciones Morata SA: Madrid, 1991.

YOUNG, M. (2009). Para que servem as escolas? In: PEREIRA, M. Z. C.; CARVALHO, M. E. P.; PORTO, R. C. C. (org.). Globalização, Interculturalidade e Currículo na cena escolar. Campinas, SP: Editora Alínea, p. 37-54, 2009.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática