Reflexões sobre a teoria das situações didáticas por duas pesquisadoras em diferentes estágios da vida acadêmica<br>Reflections on the theory of didactical situations by two researchers in different phases of academic life
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p202-221Palavras-chave:
Situações adidáticas, ensino, aprendizagem.Resumo
Apropriar-se de uma teoria significa conhecer suas ideias centrais, as questões às quais ela busca (permite) responder, conhecer seus paradigmas. Porém desenvolver pesquisa em uma determinada perspectiva teórica significa mais do que isso. É preciso ter coerência entre o dito e o praticado. É disso que trata este artigo. Discutimos a apropriação da teoria das situações didáticas por duas pesquisadoras em educação matemática que vivem momentos distintos da carreira acadêmica. Uma relata os tropeços e o entusiasmo em um novo caminhar teórico e a outra discute a forma com que lida com as questões teóricas que se dispõe a estudar e a praticar. Nesse texto trazemos tanto reflexões da jovem pesquisadora sobre seu processo de transformação de paradigmas quanto da pesquisadora responsável por auxiliá-la nessa caminhada.
S’approprier d’une théorie signifie connaître ses idées centrales, les questions auxquelles elle cherche (permet) à répondre, connaître ses paradigmes. Mais faire de la recherche sous une certaine perspective théorique signifie plus que cela. Il faut avoir une cohérence entre ce qui est dit et ce qui est pratiqué. C'est de cela que parle cet article. Nous discutons de l'appropriation de la théorie des situations didactiques par deux chercheurs en éducation mathématique qui vivent différents moments de leur parcours académique. Une raconte les difficultés et l'enthousiasme dans un nouveau parcours théorique et l'autre discute la façon selon laquelle elle traite les questions théoriques qu’elle s’apprête à étudier et à pratiquer. Dans cette texte nous apportons de réflexions aussi bien d'une jeune chercheur sur sont processus de transformation de paradigmes que de la responsable pour la guider dans ce processus.
Metrics
Referências
ARDENGHI, M. J. Ensino aprendizagem do conceito de função: pesquisas realizadas no período de 1970 a 2005 no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
ARTIGUE, M. Engenharia Didáctica. In: Brun, J. Didáctica das Matemáticas. 1 ed.
Instituto Piaget, p. 193 – 217, 1996.
AYALON, M.; WATSON, A. E; LERMAN, S. Students’ conceptualisations of function revealed through definitions and examples, Research in Mathematics Education, 2017.
BITTAR, M. Contribuições da teoria das situações didáticas e da engenharia didática para discutir o ensino de Matemática. In: Teles, R. A. M.; Borba, R. E. S. R, Monteiro, C. E. F. (org) Investigações em Didática da Matemática; Editora UFPE, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares para Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Parecer CNE/CES 1.302, 06 de Novembro de 2001. Diário Oficial da União, Brasília, 5 de março de 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Resolução CNE/SN de 18 de Fevereiro de 2002. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.
CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M.; GASCON, J. Estudiar matemáticas. El eslabón perdido entre enseñanza y aprendizaje. Barcelona: ICE-Horsori, 1997.
PIRES, R.F. Função: concepções de professores e estudantes dos Ensinos Médio e Superior. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo-SP, 2014.
QUEIROZ, P.C. Uma proposta para o ensino de função articulando as linguagens algébrica e geométrica. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS, 2014.
UEMS. PPC: Projeto Pedagógico do Curso de Matemática (Licenciatura). Cassilândia, 2011.
VASCONCELOS, L. O. O conceito de função nas pesquisas dos encontros nacionais de Educação Matemática (1987-2013). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2015.
VERGNAUD, G. A Teoria dos Campos Conceituais. In: Brun, J. Didáctica das Matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget,1996, p. 155-191.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).