O papel dos saberes não matemáticos na Modelagem Matemática: o estudo do cálculo do Imposto de Renda <br> The role of non-mathematical knowledge in Mathematical Modeling: the study of the calculation of income tax

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i3p280-303

Palavras-chave:

Modelagem Matemática. Teoria Antropológica do Didático. Modelo Praxeológico Estendido. Imposto de Renda Pessoa Física.

Resumo

Este artigo trata sobre a indispensabilidade de saberes não matemáticos para o uso de modelos matemáticos sobre problemas em contextos concretos a partir de pressupostos da Teoria Antropológica do Didático. O modelo praxeológico misto é proposto como dispositivo metodológico de análise. Análise do modelo do cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física em situação demonstra a potencialidade do dispositivo para fazer emergir os saberes não matemáticos que fundamentam os modelos matemáticos sobre contextos concretos. Resultados obtidos preliminares apontam a indispensabilidade dos saberes não matemáticos da situação para o uso pertinente dos modelos matemáticos em situação e encaminham pesquisas futuras. <br>

This article addresses the indispensability of non-mathematical knowledge for the use of mathematical models on problems in concrete contexts based on the assumptions of the Anthropological Theory of the Didactic. The Mixed Praxeological Model is proposed as a methodological analysis device. The analysis of the model of the calculation of Personal Income Tax in situation demonstrates the potentiality of the device to emerge the non-mathematical knowledge that base the mathematical models on concrete contexts. Preliminary results indicate the indispensability of the non-mathematical knowledge of the situation for the pertinent use of mathematical models, and forward future research.


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Biografia do Autor

Claudia Fernandes Espirito Santo, UFPA- Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade da Amazônia – UNAMA (2002), Especialização em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, Mestre na Universidade do Pará – UFPA. Atuou como professora na Universidade do Estado do Pará nos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Licenciatura em Matemática, Avaliadora e professora no Instituto de Estudos Amazônicos – IESAM, Tutora e Formadora na UAB/UEPA (Bolsista Capes) para o curso de Licenciatura em Matemática em vários municípios do Pará e Professora Substituta na Escola de Aplicação da Universidade do Pará – EAUFPA. Tem experiência na área de Educação, EJA, Ensino Médio, Ensino a Distância, Ensino superior, Projetos educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem matemática, Educação matemática, Formação de Professores Didática da Matemática.

Renato Borges Guerra, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Pará- UFPA (1976), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas desde sua fundação em 2002 e do Programa de Pós-Graduação da Rede de Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, Formação de professores.

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Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

Finalizada - Número Temático - TAD - Volume 20 -3 (2018)