Aprendendo a ensinar na formação inicial de professores de matemática: uma análise das concepções discentes<br>Learning to teaching in the initial education of mathematics teachers: an analysis of students’ conceptions

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p353-378

Palavras-chave:

Formação inicial docente, Aprendizagem da docência, Licenciatura em Matemática

Resumo

Este artigo discute a formação inicial de professores de matemática e tem como objetivo analisar as concepções que estudantes têm acerca de sua preparação para a docência. Os sujeitos da pesquisa são 39 estudantes que cursavam o último ano do curso de Licenciatura em Matemática em duas universidades estaduais do Paraná, Brasil. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, e organizados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011), de onde foi possível identificarmos três categorias. Nossos resultados apontam que as concepções dos estudantes acerca da sua formação docente não os preparam totalmente para o exercício da docência; que não há uma articulação entre as disciplinas pedagógicas e específicas; e que há uma disputa entre campos de conhecimento. Nossos resultados apontam também que essa disputa acaba criando um status ou prestígio profissional, que acaba influenciando na decisão em se manter ou abandonar a profissão docente após a finalização do curso. Uma crítica importante dos estudantes revela ainda aspectos importante relacionados a falta na estrutura do curso e de conteúdos mais focados nas capacidades de ensino, fato este que os estudantes frequentemente associaram à ausência de uma identidade do curso.

This article addresses the initial education of mathematics teachers by analysing students’ conceptions about their teacher training. The subjects of the research are 39 students who attended the last year of the Degree in Mathematics in two state universities of the State of Parana, Brazil. The data were collected through questionnaires and semi-structured interviews, and organized from the content analysis, from which it was possible to identify three categories. Our results point out that students' conceptions about their teacher training do not fully prepare them for teaching; that there is no articulation between the pedagogical and specific disciplines; and that there is a dispute between fields of knowledge. Our results also point out that this dispute ends up creating a professional status or prestige that ends up influencing the decision to keep or leave the teaching profession after the course completion.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elizabete Volkman, Unespar

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGE da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduada em Letras Português/Inglês (2005) e Pedagogia (2006) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (UNESPAR) da cidade de União da Vitória. Possui especialização em Psicopedagogia (2006) e especialização em Educação Infantil e Série Iniciais pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (UNESPAR). Integrante do Grupo de Estudos e pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Professores GEPE- UEPG. Atualmente atua como Pedagoga no Colégio Estadual Bernardina Schleder na Cidade de União da Vitória-PR.

Ana Lucia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP/MEC. Foi pesquisadora visitante na University of Strathclyde, no Reino Unido (2016-2018) com apoio da Capes. Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores; Práticas e Desenvolvimento Curricular; Ensino e Aprendizagem; Psicanálise; Midias Socias; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015.

Simone Luccas, UENP

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL (2011; 2004). Especialista em Educação Matemática - UEL (1997). Licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1989; 1990). É docente efetiva da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio, atuando no curso de Licenciatura em Matemática. É vice-coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) - Mestrado Profissional em Ensino - da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É pesquisadora do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Ensino de Matemática, com ênfase em História e Epistemologia da Ciência e da Matemática, em Análise Qualitativa de Dados e Avaliação do Ensino e da Aprendizagem.

Referências

BARDIN, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

BACCON &ARRUDA.(2015). Estilos de gestão da sala de aula: uma análise a partir da ação docente.Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.10, n.2, p.467-487, jul./dez.

BOGDAN, R. &BIKLEN, S.(1994). Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora.

BOURDIEU. P. (1983). Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero.

BOURDIEU.P. (2004a). Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense.

BOURDIEU, P.(2004b). Para uma sociologia da Ciência. Trad. Pedro Elói Duarte. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2004b.

BOURDIEU, P. (2013). Homo Academicus. 2.ed. Florianópolis: Educação da UFSC.

BRASIL. (2002a). Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Superior. Resolução nº 2 de 4 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 4 mar. de 2002a.

BRASIL. (2002b). Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. CNE. Resolução CNE/CP 2/2002. Diário Oficial da União,Seção 1, p.9. Brasília, 4 de março de 2002b.

CARTAXO, S.R.M. &MARTINS, P. L. O. (2014). Licenciaturas e anos iniciais da Educação Básica: uma interlocução necessária na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p.434-367, maio/ago.

CUNHA, M. (2004). Globalização, educação e formação docente. Educação e Linguagem, São Paulo, n.9, p. 145-158, jan./jun.

DINIZ-PEREIRA, J. E. (2011). O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, v.92, n.230, pp. 34-51, jan./abr, 2011.

DINIZ-PEREIRA. J. E. (1999). As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p.109-125, dez.

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários àprática educativa. 31.ed. São Paulo: Paz e terra.

GATTI, B.; BARRETO, E.S. (2009). Professores do Brasil: impasses e desafios.Brasília: UNESCO.

GATTI, B. (2013). A prática pedagógica como núcleo do processo de formação de professores. In GATTI, B.; SILVA JUNIOR, C.; PAGOTTO, M.; NICOLETTI, M.(Org.) Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Unesp.

GATTI, B. A. (2010). Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p.1355-1379, out./dez.

GATTI, B. A. (2014). Formação inicial de professores para a Educação Básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 25, n.54, p.24-54, jan./abr.

GATTI, B. A. (2016). Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de formação de professores (RIFP), Itapetininga, v.1, n. 2, p. 161-171.

IMBERNÓN, F. (2011). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8.ed. SP: Cortez.

JUNQUEIRA, S.M. da S. & MANRIQUE, A.L.(2012). Licenciatura em matemática no Brasil: aspectos históricos de sua constituição. Revista Electrónica de investigación in Educación en ciencias. REIC, v. 8, n. 1, p.42-51, junio.

MACENHAN, C. &TOZETTO, S. S. (2013). O trabalho docente na educação infantil: construção dos saberes e práticas das professoras iniciantes e militantes. Interfaces da Educação.Parnaíba, v.4, n. 10, p.10-34.

MENDES, T. C. & CLOCK, L. M.; BACCON, A. L. (2014). Concepções de ensino na aprendizagem da docência de licenciandos em matemática. IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência, Curitiba – PR. p. 1-

-12.

MIZUKAMI, M. das G.N.(2013). Escola e desenvolvimento profissional da docência. In GATTI, B.; SILVA JUNIOR, C.; PAGOTTO, M.; NICOLETTI, M.(Org.) Por uma política nacional de formação de professores. 1.ed. São Paulo: Unesp.

MIZUKAMI, M. das G. N. (2002). Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar.

NOGUEIRA, M. A. & NOGUEIRA, C.M.M. (2009). Bourdieu e a educação.3.ed. Belo Horizonte: Autêntica.

PIMENTA, S. G.& ANASTASIOU, L. das G. C. (2002). Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez.

SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SEVERINO, A. J. (2002). Educação e universidade: conhecimento e construção da cidadania. Interface, Comunicação, Saúde, Educação, v.6, n.10, p.117-24, fev.

SOARES, S. & CUNHA, M. (2010). Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: EDUFBA.

TARDIF, M. (2012). Saberes docentes e formação profissional. 13.ed. Petrópolis RJ: Vozes.

TRIVINÕS, A. N. S. (2007). Introdução à pesquisa em ciências sociais: apesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

VAILLANT, D.& MARCELO, C. (2012). Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR.

Downloads

Publicado

2019-09-02

Edição

Seção

Artigos