Aprendendo a ensinar na formação inicial de professores de matemática: uma análise das concepções discentes<br>Learning to teaching in the initial education of mathematics teachers: an analysis of students’ conceptions
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p353-378Keywords:
Formação inicial docente, Aprendizagem da docência, Licenciatura em MatemáticaAbstract
Este artigo discute a formação inicial de professores de matemática e tem como objetivo analisar as concepções que estudantes têm acerca de sua preparação para a docência. Os sujeitos da pesquisa são 39 estudantes que cursavam o último ano do curso de Licenciatura em Matemática em duas universidades estaduais do Paraná, Brasil. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, e organizados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011), de onde foi possível identificarmos três categorias. Nossos resultados apontam que as concepções dos estudantes acerca da sua formação docente não os preparam totalmente para o exercício da docência; que não há uma articulação entre as disciplinas pedagógicas e específicas; e que há uma disputa entre campos de conhecimento. Nossos resultados apontam também que essa disputa acaba criando um status ou prestígio profissional, que acaba influenciando na decisão em se manter ou abandonar a profissão docente após a finalização do curso. Uma crítica importante dos estudantes revela ainda aspectos importante relacionados a falta na estrutura do curso e de conteúdos mais focados nas capacidades de ensino, fato este que os estudantes frequentemente associaram à ausência de uma identidade do curso.
This article addresses the initial education of mathematics teachers by analysing students’ conceptions about their teacher training. The subjects of the research are 39 students who attended the last year of the Degree in Mathematics in two state universities of the State of Parana, Brazil. The data were collected through questionnaires and semi-structured interviews, and organized from the content analysis, from which it was possible to identify three categories. Our results point out that students' conceptions about their teacher training do not fully prepare them for teaching; that there is no articulation between the pedagogical and specific disciplines; and that there is a dispute between fields of knowledge. Our results also point out that this dispute ends up creating a professional status or prestige that ends up influencing the decision to keep or leave the teaching profession after the course completion.
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