Perfil conceitual de equação como uma abordagem de ensino: explorando diferentes significações
Conceptual profile of equation as a teaching approach: exploring different meanings

Alessandro Jacques Ribeiro, Karina Aguiar Alves

Resumo


O presente artigo tem como objetivo descrever a forma como os diferentes significados do conceito de equação são mobilizados e utilizados por dois professores, ao desenvolverem aulas de matemática na educação básica, numa abordagem baseada em perfis conceituais. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativa, cujos dados foram recolhidos por meio de documentos, observação – com gravação em áudio e vídeo – e entrevistas com os professores. Os resultados dessa investigação informaram que a prática dialógica em aulas de matemática constitui ferramenta desejável para uma abordagem de ensino baseada no perfil conceitual de equação, pois propicia, aos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de álgebra, o compartilhamento e a construção do conhecimento referente ao conceito de equação de forma coletiva e colaborativa.

This article aims to describe how different meanings of the concept of equation are mobilized and used by two teachers, when developing mathematics lesson in basic education, within an approach of conceptual profiles. It is a qualitative-interpretative methodological approach, whose data were collected through documents, observation - with audio and video recording - and interviews with teachers. The results of this investigation informed that the dialogical practice in mathematics lessons is a desirable tool for a teaching approach based on the conceptual profile of equation, providing to the actors involved in the teaching and learning of algebra, a participating, collectively and collaboratively construction of knowledge referring to the concept of equation.


Palavras-chave


Perfil conceitual de equação, formação de professores que ensinam matemática, ensino e aprendizagem de álgebra, abordagens alternativas de ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. V. R. de. Perfil Conceitual de Equação: investigações acerca das concepções de alunos de licenciaturas em matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, 2016.

ALVES, K. A. Perfil conceitual de equação e a sala de aula da educação básica: uma análise do conhecimento profissional docente (150f.). Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) – Universidade Federal do ABC, Santo André, 2017.

ALVES, K. A.; AGUIAR, M.; RIBEIRO, A. J. As dimensões do conhecimento do professor que ensina matemática: o knowledge quartet como ferramenta de análise da prática docente. Acta Scientiae – ULBRA, Canoas, v. 20, p. 22-42, 2018.

BARBOSA, J. L. M. Geometria euclidiana plana. 4. ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 1994.

BARBOSA, Y. O. Multisignificados de equação: uma investigação sobre as concepções de professores de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, SP, 2009.

BARWELL, R. Formal and informal mathematical discourses: Bakhtin and Vygotsky, dialogue and dialectic. Educational Studies In Mathematics, Dordrecht, v. 92, n.3, p. 331-345, 2015. doi: http://dx.doi.org/10.1007/s10649-015-9641-z.

DANTE, L. Matemática: contextos e aplicações. 3. ed. São Paulo: Ática, 2014.

DINIZ JÚNIOR, A. I.; AMARAL, E. M. R. do. Análise de modos de pensar de uma professora de Química sobre substância quando aborda esse conceito em sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., Florianópolis, SC. Anais… Florianópolis: ABRAPEC, 2017. p. 1-9.

DOERR, H. M. Teachers’ knowledge and teaching of algebra. In: STACEY, K.; CHICK, H.; Kendal, M. (Eds.). The future of the teaching and learning of algebra. The 12th ICMI Study. Boston, MA: Kluwer, 2004. p. 267-289. (New ICMI study series)

DORIGO, M. Investigando as concepções de equação de um grupo de alunos do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, SP, 2010.

ELIAS, H. R. Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino do corpo dos números racionais na formação de professores de matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2017.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. 19. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.

KAPUT, J. J. What is algebra? What is algebraic reasoning? In: KAPUT, J. J.; CARRAHER, D. W.; BLANTON, M. L. (Eds.). Algebra in the early grades. New York, NY: Routledge, 2008. p. 5-17.

MACHADO, A. C. A aquisição do conceito de função: perfil das imagens produzidas pelos alunos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 1998.

MATOS, A. S.; PONTE, J. P. Exploring functional relationships to foster algebraic thinking in grade 8. Quaderni di Ricerca in Didattica (Matematica), Itália, Supplemento n. 2 al, n. 19, 2009.

MORTIMER, E. F. Evolução do atomismo em sala de aula: mudanças de perfis conceituais. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.1, n.1, p. 20-39, 1996.

MORTIMER, E. F.; EL-HANI, C. N. (Eds.). Conceptual profiles: A theory of teaching and learning scientific concepts. 1. ed. Dordrecht: Springer, 2014.

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.7, n. 3, p. 283-306, 2002.

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Meaning making in secondary Science classrooms. Maidenhead-UK: Open University Press, 2003.

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P.; EL-HANI, C. N. Bases teóricas e epistemológicas da abordagem dos perfis conceituais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., Florianópolis. Anais…Florianópilis: ABRAPEC, 1-12, 2009.

PONTE, J. P.; BRANCO, N. Pensamento algébrico na formação inicial de professores. Educar em Revista, Curitiba, n. 50, p. 135-155, 2013.

POWELL, A. B.; FRANCISCO, J. M.; MAHER, C. A. Uma abordagem à análise de dados de vídeo para investigar o desenvolvimento de ideias e raciocínios matemáticos de estudantes. Bolema, Rio Claro, v.17, n. 21, p. 81-140, 2004.

RIBEIRO, A. J. Equação e seus multisignificados no ensino de Matemática: contribuições de um estudo epistemológico. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 142f, 2007.

RIBEIRO, A. J. Equação e conhecimento matemático para o ensino: relações e potencialidades para a Educação Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 42B, p. 535-557, 2012.

RIBEIRO, A. J. Elaborando um perfil conceitual de equação: desdobramentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p. 55-71, 2013.

RIBEIRO, A. J.; CURY, H. N. Álgebra para a formação do professor: explorando os conceitos de equação e de função. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

RIBEIRO, A. J.; PONTE, J. P. Professional learning opportunities in a practice-based teacher education programme about the concept of function. Acta Scientiae – ULBRA, Canoas, v. 21, p. 49-74, 2019.

RUTHVEN, K.; HOFMANN, R.; MERCER, N. A dialogic approach to plenary problem synthesis. In: CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 35., 2011, Ankara. Proceedings... Ankara: IGPME, 2011. p. 81-88.

SANTOS, W. L. P. DOS; MORTIMER, E. F. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 191-218, 2009.

SEPULVEDA S. C. et al. Uma ferramenta sociocultural de análise da apropriação da linguagem social da ciência escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. p. 1-13.

SILVA, T. H. I. Conhecimento do professor de matemática sobre equações: analisando o processo avaliativo sob o olhar de um modelo de perfil conceitual. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, 2015.

STEPHENS, M.; RIBEIRO, A. J. Working towards algebra: The importance of relational thinking. Relime, Cidade do México, n. 15, p. 307-401, 2012.

VYGOTSKI, L.S. Pensamento e linguagem. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes,1987.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes,1991.




DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p322-346

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática



INDEXADORES DA REVISTA
     
             Anti-Plágio