Diversidade, investigação e emancipação humana como princípios da formação de professores de Matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo<br>Diversity, research and human emancipation as principles of mathematics teacher education in degree courses in field education
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p731-752Palavras-chave:
Diversidade, Investigação, Emancipação Humana, Educação Matemática Crítica, Educação do Campo, Licenciatura em Educação do Campo.Resumo
O estudo que apresentamos neste artigo tem por objetivo compreender os princípios que norteiam a formação de professores de Matemática no caso dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC). Para tanto, nos ancoramos nos domínios da Educação Matemática Crítica e da Educação do Campo. Os dados empíricos foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores que ensinam em dois cursos ofertados por universidades públicas brasileiras. As respostas dos professores mostram que a diversidade, a investigação e a emancipação humana são princípios que norteiam a formação de professores de Matemática nas LEdoC e, sobretudo, colocam em evidência o interesse de os professores formadores trazerem as especificidades do campo para o centro do processo formativo dos futuros professores de Matemática.
The study that we present in this article aimed to understand the principles that guide mathematics teacher’s education in the case of undergraduate degree courses in Field Education (LEdoC). Therefore, our theoretical framework is in the domains of Critical Mathematics Education and Field Education. The empirical data we used were produced through semi-structured interviews carried out with five teachers who teach in courses offered by two Brazilian public universities. To analyse their responses, we used diversity, research and human emancipation as analytical categories, considering that they are guiding principles of the activity of teacher trainers in LEdoC. The results confirm the presence of these principles in the responses of the teachers interviewed and, above all, highlight the teacher trainer’s interest to bring field specificities to the centre of the educational process of mathematics pre-service teachers.
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