Condições e restrições para o desenvolvimento de um percurso de estudo e pesquisa de formação profissional: um estudo piloto<br>Conditions and restrictions for the development of a vocational training study and research course: a pilot study

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p257-273

Palavras-chave:

Matemática, Didática, PER

Resumo

O presente artigo trata dos resultados preliminares de uma pesquisa de doutorado, realizada de 2015 a 2019, dentro do contexto da formação inicial do futuro professor de matemática. Tais resultados emergiram da realização de um estudo piloto realizado com estagiários do último ano de um curso de licenciatura em matemática. O objetivo desse estudo foi verificar quais as condições e restrições para a construção e realização de um Percurso de Estudo e Pesquisa de Formação Profissional (PER-FP), no âmbito da geometria analítica plana, voltada para o ensino médio brasileiro. Globalmente as restrições identificadas são de cunho institucional e da formação docente inicial dos sujeitos: matemática e didática. Em que pese, esses resultados redefiniram a pesquisa para dois blocos de conhecimentos docente: conhecimento matemático e didático, bem como sua intersecção. As condições identificadas, são ressaltadas como pontos potenciais a serem explorados em uma proposta de PER-FP

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rita Lobo Freitas, Docente do quadro efetivo (professora assistente) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Docente do quadro efetivo (professora assistente) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Saddo Ag Almouloud, PUC-SP

Doutorado em Mathematiques et Applications - Université de Rennes 1 em 1992 - frança. Assistente doutor - pontifícia universidade católica de São Paulo, e assistente doutor da fundação Santo André. Consultor ad hoc da fundação de amparo a pesquisa do estado de são Paulo, da capes, bolsista pesquisador de CNPQ, foi coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da PUC-SP de 2007 à 2009 e de 01/08/2013 a 31/07/2017. Atualmente é vice coordenador do referido programa. Foi coordenador do curso de especialização em educação matemática da PUC-SP de 2006 a 2017. Publicou mais de 50 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 1 software e mais de 62 itens de produção técnica. Participou de vários eventos no exterior e mais de 112 no brasil. Orientou mais 77 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de educação matemática entre 1996 e 2016. Participou de mais de 200 bancas de defesa de dissertações e doutorados. Coordenou mais de 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em educação matemática. É avaliador do prêmio victor civita desde 2013. Em suas atividades profissionais interagiu com mais 70 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino-aprendizagem, geometria, educação matemática, matemática, demonstração, ensino básico, formação de professores, geometria dinâmica, TIC.

Referências

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba : Ed. UFPR, 2007.

BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes e la didactique de mathématiques. Recherches en Didactique de Mathématiques, Grenoble : La Pensée Sauvage-Éditions, v.7.2, p.164-198,1986

BALL, D. L.; D.L ;THAMES,M.H ; Phelps. G. Content Knowledge for Teaching What Makes It Special? Journal of Teacher Education Volume 59 Number 5 November/December 389-407, 2008.

CHEVALLARD, Y. L’analyses de pratiques enseignantes en théorie anthropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 19, nº 2, pp. 221-266, 1999.

_________. La notion de PER : problèmes et avancées. UMR ADEF Toulouse, le 28 avril 2009. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/La_notion_de_PER___problemes_et_avancees.pdf> Acesso em: 17/04/2015.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Teachers College Record Volume 108, Number 6, June 2006, pp. 1017–1054.Copyright r by Teachers College, Columbia University.

SIERRA, T. A.& ZARAGOZA, P. N. Metodología de los REI-FP en el caso de los Sistemas de Numeración para futuros maestros de primaria y profesores de secundaria. Actas IVe congrès international sur la TAD, Toulouse, France, 2013.

SILVA, M. J. F. da. LIMA, G. L. de. Conhecimentos desenvolvidos em um curso de licenciatura em matemática na modalidade a distância. Anais do XIV CIAEM-IACME, Chiapas, México, 2015.

ZIMMER, I. Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura em Matemática: Um componente curricular em discussão. (Tese de Doutorado) Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2017. 218f

Downloads

Publicado

2019-11-06

Como Citar

FREITAS, R. L.; ALMOULOUD, S. A. Condições e restrições para o desenvolvimento de um percurso de estudo e pesquisa de formação profissional: um estudo piloto&lt;br&gt;Conditions and restrictions for the development of a vocational training study and research course: a pilot study. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p257-273. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45510. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.