Condições e restrições para o desenvolvimento de um percurso de estudo e pesquisa de formação profissional: um estudo piloto<br>Conditions and restrictions for the development of a vocational training study and research course: a pilot study
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p257-273Palavras-chave:
Matemática, Didática, PERResumo
O presente artigo trata dos resultados preliminares de uma pesquisa de doutorado, realizada de 2015 a 2019, dentro do contexto da formação inicial do futuro professor de matemática. Tais resultados emergiram da realização de um estudo piloto realizado com estagiários do último ano de um curso de licenciatura em matemática. O objetivo desse estudo foi verificar quais as condições e restrições para a construção e realização de um Percurso de Estudo e Pesquisa de Formação Profissional (PER-FP), no âmbito da geometria analítica plana, voltada para o ensino médio brasileiro. Globalmente as restrições identificadas são de cunho institucional e da formação docente inicial dos sujeitos: matemática e didática. Em que pese, esses resultados redefiniram a pesquisa para dois blocos de conhecimentos docente: conhecimento matemático e didático, bem como sua intersecção. As condições identificadas, são ressaltadas como pontos potenciais a serem explorados em uma proposta de PER-FPMetrics
Referências
ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba : Ed. UFPR, 2007.
BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes e la didactique de mathématiques. Recherches en Didactique de Mathématiques, Grenoble : La Pensée Sauvage-Éditions, v.7.2, p.164-198,1986
BALL, D. L.; D.L ;THAMES,M.H ; Phelps. G. Content Knowledge for Teaching What Makes It Special? Journal of Teacher Education Volume 59 Number 5 November/December 389-407, 2008.
CHEVALLARD, Y. L’analyses de pratiques enseignantes en théorie anthropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 19, nº 2, pp. 221-266, 1999.
_________. La notion de PER : problèmes et avancées. UMR ADEF Toulouse, le 28 avril 2009. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/La_notion_de_PER___problemes_et_avancees.pdf> Acesso em: 17/04/2015.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Teachers College Record Volume 108, Number 6, June 2006, pp. 1017–1054.Copyright r by Teachers College, Columbia University.
SIERRA, T. A.& ZARAGOZA, P. N. Metodología de los REI-FP en el caso de los Sistemas de Numeración para futuros maestros de primaria y profesores de secundaria. Actas IVe congrès international sur la TAD, Toulouse, France, 2013.
SILVA, M. J. F. da. LIMA, G. L. de. Conhecimentos desenvolvidos em um curso de licenciatura em matemática na modalidade a distância. Anais do XIV CIAEM-IACME, Chiapas, México, 2015.
ZIMMER, I. Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura em Matemática: Um componente curricular em discussão. (Tese de Doutorado) Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2017. 218f
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).