Condições e restrições para o desenvolvimento de um percurso de estudo e pesquisa de formação profissional: um estudo piloto<br>Conditions and restrictions for the development of a vocational training study and research course: a pilot study
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p257-273Palabras clave:
Matemática, Didática, PERResumen
O presente artigo trata dos resultados preliminares de uma pesquisa de doutorado, realizada de 2015 a 2019, dentro do contexto da formação inicial do futuro professor de matemática. Tais resultados emergiram da realização de um estudo piloto realizado com estagiários do último ano de um curso de licenciatura em matemática. O objetivo desse estudo foi verificar quais as condições e restrições para a construção e realização de um Percurso de Estudo e Pesquisa de Formação Profissional (PER-FP), no âmbito da geometria analítica plana, voltada para o ensino médio brasileiro. Globalmente as restrições identificadas são de cunho institucional e da formação docente inicial dos sujeitos: matemática e didática. Em que pese, esses resultados redefiniram a pesquisa para dois blocos de conhecimentos docente: conhecimento matemático e didático, bem como sua intersecção. As condições identificadas, são ressaltadas como pontos potenciais a serem explorados em uma proposta de PER-FPMétricas
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