Pesquisa sobre a viabilidade da proposta de uma Atividade baseada em um Processo de Criação do Aluno (APCA)<br>>Research on the viability of proposing an Activity based on a Student Creation Process (ASCP)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p428-444Palavras-chave:
Processo de Criação do Aluno, Teoria das Situações Didáticas, Teoria Antropológica do DidáticoResumo
Este trabalho refere-se ao estudo e pesquisa sobre a viabilidade de uma Atividade baseada em um Processo de Criação do Aluno (APCA) que visa investigar se o aluno, após se apropriar do saber, é capaz de criar o seu próprio problema e, encontrar soluções para o mesmo. Este estudo e pesquisa envolve a análise desta atividade à luz da Teoria das Situações Didáticas (TSD) e da Teoria Antropológica do Didático (TAD). A partir da TSD, investigou-se as situações didáticas que este tipo de atividade proporciona e, as interações entre aluno, professor e o meio. Através da TAD, analisamos as praxeologias da atividade matemática proposta. Os resultados mostraram que a APCA proporciona o desenvolvimento de habilidades como criatividade, inovação e pesquisa em um processo de mobilização do saber matemático, fundamental para a aprendizagem.
Metrics
Referências
ALMOULOUD, S, A. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: Editora UFPR, 2007
ARAUJO, A.J. O Ensino de Álgebra no Brasil e na França: Um Estudo Sobre o Ensino de Equações do 1. Grau à Luz da Teoria Antropológica do Didático. (Tese de Doutorado). UFPE, 2009.
ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches em Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 9, n. 3, p. 281-308, 1988.
BARBOSA, M.S.S. O papel da escola: Obstáculos e desafios para uma educação transformadora. (Dissertação de Mestrado). UFRGS, 2004.
D.G.Zill, M.R. Cullen. Equações Diferenciais. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008,
p. 70.
DULLIUS, M.M.;VEIT, E.A.; ARAUJO, I.S. Dificuldades dos Alunos na Aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.6, n.2, p.207-228, 2013.
MORÁN, J. Mudando A Educação com Metodologias Ativas. In: Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens,. Org. SOUZA, C.A.; MORALES, O.E.T, UEPG/PROEXT, 20015, vol.11, p.15.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).