Pesquisa sobre a viabilidade da proposta de uma Atividade baseada em um Processo de Criação do Aluno (APCA)<br>>Research on the viability of proposing an Activity based on a Student Creation Process (ASCP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p428-444

Palavras-chave:

Processo de Criação do Aluno, Teoria das Situações Didáticas, Teoria Antropológica do Didático

Resumo

Este trabalho refere-se ao estudo e pesquisa sobre a viabilidade de uma Atividade baseada em um Processo de Criação do Aluno (APCA) que visa investigar se o aluno, após se apropriar do saber, é capaz de criar o seu próprio problema e, encontrar soluções para o mesmo. Este estudo e pesquisa envolve a análise desta atividade à luz da Teoria das Situações Didáticas (TSD) e da Teoria Antropológica do Didático (TAD). A partir da TSD, investigou-se as situações didáticas que este tipo de atividade proporciona e, as interações entre aluno, professor e o meio. Através da TAD, analisamos as praxeologias da atividade matemática proposta. Os resultados mostraram que a APCA proporciona o desenvolvimento de habilidades como criatividade, inovação e pesquisa em um processo de mobilização do saber matemático, fundamental para a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Teodora Pinheiro Figueroa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco

Professora do Departamento de Matemática (DAMAT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)

 

Saddo Ag Almouloud, PUC-SP

Doutor em Mathematiques et Applications pela Universite de Rennes França, Vice Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP

Referências

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

FIGUEROA, T. P.; ALMOULOUD, S. A. Pesquisa sobre a viabilidade da proposta de uma Atividade baseada em um Processo de Criação do Aluno (APCA)&lt;br&gt;&gt;Research on the viability of proposing an Activity based on a Student Creation Process (ASCP). Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p428-444. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45597. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.