Elementos Decorrentes de Formação Continuada na Prática de Professora que Ensina Matemática<br>Elements Acquired in Continuous Education in the Classroom Practice of a Mathematics Teacher

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p171-199

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de Matemática, Estruturas Multiplicativas

Resumo

Resumo

Este artigo buscou responder ao seguinte questionamento: que elementos da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) foram incorporados à prática docente por uma professora que ensina matemática, após a vivência de processo formativo que tomou por base a referida teoria. Desta forma, o objetivo da pesquisa consistiu em analisar elementos do processo de formação continuada presentes na prática educativa de uma professora, no que tange ao trabalho com estruturas multiplicativas, em sua sala de aula do 4º ano. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa; os instrumentos de coleta de dados foram análise documental e observação participante. Foram analisados os planejamentos realizados pela professora, durante um ano letivo, dentre os quais foram localizadas 14 aulas destinadas às estruturas multiplicativas. Observaram-se 4 aulas da professora, no período em que ela trabalhava em sala de aula o referido campo. Evidenciou-se que a professora propôs diversidade de situações em suas aulas, bem como propiciou o desenvolvimento de diferentes estratégias pelos alunos. Em contrapartida, a educadora não proporcionou troca de experiências entre os estudantes, tornando a aprendizagem um trabalho individual. No processo de aprendizagem, o protagonismo permanece com a professora que orienta o modo de resolução das situações. O erro foi frequentemente deixado de lado, desconsideradas suas contribuições para a aprendizagem. Concluiu-se que o processo formativo culminou em avanços práticos e teóricos, porém com permanência de lacunas didáticas para o ensino de Matemática.

Palavras-chave: Formação de professores, Ensino de Matemática, Estruturas Multiplicativas.

Abstract

This paper attempted to answer the following question: what elements of Conceptual Field Theory were incorporated into the classroom practice of a mathematics teacher, after she experienced a formative process based on this theory. The aim of the research was thus to analyze elements of the continued education process present in the classroom practice of a 4th grade teacher in respect to her work with multiplying structures. The study adopted a qualitative approach, and the data were collected through documental analysis and participant observation. Class plans produced by the teacher over a period of one school year were analyzed, among which 14 were dedicated to the teaching of multiplying structures. Four actual classes in which the teacher addressed multiplying structures were also observed and analyzed. It was found that, in her classes, the teacher was able to propose a diversity of situations and encouraged the development of different strategies by the students. She failed, however, to stimulate the exchange of experiences among students, thus making learning an individual experience. In the learning process, the teacher remained the protagonist, indicating how situations should be handled. Mistakes were frequently overlooked, as if they had no importance in the learning process. The conclusion was that the continued education process contributed practical and theoretical advances. However, didactic gaps for the teaching of mathematics persist.

Keywords: Teacher training, Mathematics teaching, Multiplying Structures.

Resumen

Este artículo buscó responder la siguiente pregunta: qué elementos de la Teoría de Campos conceptuales fueron incorporados a la práctica docente de una profesora que enseña matemáticas, después de experimentar un proceso formativo que se basó en esa teoría. Por lo tanto, el objetivo de la investigación consistió en analizar elementos del proceso de formación continua presente en la práctica educativa de una profesora, con relación al trabajo con estructuras multiplicativas, en su clase del 4º de la primaria.  El estudio se basó en el enfoque cualitativo y los instrumentos de recolección de datos fueron análisis documentales y observación participante. Se analizaron los planes de clase realizados por la profesora, durante un año escolar, entre los cuales se ubicaron 14 clases dirigidas a estructuras multiplicativas. También fueron observadas 4 clases de la profesora, en el período que ella trabajó en el aula en ese campo. Se hizo evidente que la docente propuso una diversidad de situaciones en sus clases, además de permitir el desarrollo de diferentes estrategias por parte de los alumnos. Por otro lado, ella no intercambió experiencias entre los estudiantes, lo que convirtió el aprendizaje en un trabajo individual. En el proceso de aprendizaje, el protagonismo permanece con la profesora que guía la forma de resolver situaciones. El error fue a menudo dejado de lado, visto como algo que no contribuye al aprendizaje. Se concluye que el proceso formativo culminó en avances prácticos y teóricos, sin embargo, se evidenció la permanencia de brechas didácticas para la enseñanza de las matemáticas.

Palabras clave: Formación de profesores. Enseñanza de matemáticas. Estructuras multiplicativas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rayssa Melo de Oliveira, "Universidade Federal do Ceará"

Aluna do doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Integrante do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino - MAES como professora colaboradora. Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem – PROATIVA. Trabalhou como professora da rede municipal de Maracanaú. Atualmente, atua como professora da rede municipal de Fortaleza na Escola Municipal Ari de Sá Cavalcante. Suas áreas de estudos são: Ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, formação de professores, Teoria dos Campos Conceituais e Tecnologias Digitais na Educação.

Marcilia Chagas Barreto, "Universidade Estadual do Ceará"

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pós-doutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática(2006-2007). Mestra em Estudos Pós Graduados em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1979). Atualmente é professora adjunto M da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao curso de pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, aprendizagem da matemática, educação matemática, formação de professores.

Gleiciane Ferreira Farias, "Universidade Estadual do Ceará"

Licenciada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Aluna do curso de mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é membro do grupo de pesquisa Matemática e Ensino - MAES, com participação em pesquisas na área do Ensino de Matemática. Atua como servidora pública do Estado do Ceará. Áreas de atuação: ensino de matemática, aprendizagem de matemática e formação de professores.

Referências

ARAÚJO, J. M.; BARBOSA, G. S. Análise de desempenho de alunos do Ensino Fundamental com problemas no campo multiplicativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 12., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: [s.n.], 2016.

BARBIER, R. Pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.

BITTAR, M. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Curitiba: Educar em Revista, 2011.

LAUTERT, S. L. As dificuldades das crianças com divisão: um estudo de intervenção. 2005. 150f. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

LIMA, D. C. Estruturas Multiplicativas nos anos iniciais: analisando situações-problema. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS- -GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2015. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: EBRAPEM, 2015.

MAGINA, S. A pesquisa na sala de aula de matemática das séries iniciais do ensino fundamental: contribuições teóricas da psicologia. Educar em Revista, n. 1, p. 63-75, 2011.

MAGINA, S.; SANTOS, A. D.; MERLINI, V. L. O raciocínio de estudantes do Ensino Fundamental na resolução de situações das estruturas multiplicativas. Ciência & Educação, vol. 20, n. 2, p. 517-533, 2014.

MERLINI, V. L. As potencialidades de um processo formativo para a reflexão na e sobre a prática de uma professora das series iniciais: um estudo de caso. 2012. 236f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

MINAYO, M. C. S.; GOMES, S. F. D. R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 30 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MOTTA, C. D. V. B. Um retrato da aprendizagem em educação matemática: professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em processo de inovação curricular. 2011. 332f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

NUNES, T. et al. Educação Matemática: Números e operações numéricas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

OLIVEIRA, R. M. Permanência de elementos da formação continuada acerca da Teoria dos Campos Conceituais na prática de professora que ensina Matemática. 2017. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.

SANTOS, A. D. Processo de formação colaborativa com foco no Campo Multiplicativo: um caminho possível com professoras polivalentes. 2012. 320f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

_______. Formação de professores e as estruturas multiplicativas: reflexões teóricas e práticas. Curitiba: Appris, 2015.

SANTANA, L. E. L; SILVA, S. H.; SILVA. F. W.; OLIVEIRA, R. M.; BARRETO, M. C. Uma análise da compreensão de estruturas multiplicativas de professoras do ensino Fundamental. IN: XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, 2016. Anais... São Paulo, SBEM, 2016.

SILVA, S. H.; BARRETO, M. C. Aspectos conceituais consideradas por professoras quando da proposição de problemas do campo conceitual multiplicativo. In: MARTINS, Ernani; LAUTERT, Síntria (Orgs.). Diálogos sobre o ensino, aprendizagem e a formação de professores: contribuições da Psicologia da Educação Matemática. Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2016.

SMOLE, K. S. e DINIZ, M. I. (org.) Ler, escrever e resolver problemas. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SOUZA, E. I. R. Estrutura multiplicativa: o tipo de situação-problema que o professor dos anos finais do ensino fundamental elabora. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 12, São Paulo, 2016. Anais... São Paulo: SBEM, 2016.

VERGNAUD, G. Teoria dos campos conceituais. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1., Rio de Janeiro, 1993. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 1993, p. 1-26.

_______. A criança, a Matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escolar elementar. Curitiba: Actas, 2009.

_______. A gênese dos campos conceituais. In: GROSSI, E. P. Por que ainda há quem não aprende? 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. p. 21-60.

_______. A teoria dos campos conceituais. In: BRUN, J. Didáctica da matemática. Lisboa: Instituto Piaget, 1996, p. 155-191.

Downloads

Publicado

2020-08-27

Edição

Seção

Artigos