Um cenário de estudos envolvendo o ensino de Matemática através da Resolução de Problemas em periódicos<br>A study scenario involving the teaching of mathematics through problem solving in journals
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p252-280Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Mapeamento, Educação Matemática.Resumo
ResumoO presente estudo é uma pesquisa bibliográfica inspirada no Estado do Conhecimento, tendo como objetivo compreender focos temáticos nas produções acadêmicas que utilizam/abordam o ensino de matemática através da resolução de problemas. Para tanto, realizou-se um mapeamento das produções acadêmicas publicadas nos periódicos: BOLEMA, Boletim GEPEM, Zetetiké, Educação Matemática em Revista e Educação Matemática Pesquisa, entre janeiro de 2011 e junho de 2019. De um modo geral, percebemos uma variedade de estudos contendo diferentes perspectivas discutidas e abordadas tanto na educação básica quanto no ensino superior. A partir deste trabalho, é possível ampliar o entendimento sobre a temática, fortalecendo a ideia de que esta pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem de matemática.
Palavras-chave: Resolução de problemas, Mapeamento, Educação matemática.
AbstractThe present study is a bibliographic research inspired by the state of knowledge, aiming to understand thematic focuses on academic productions that use/approach teaching mathematics through problem-solving. For this purpose, we mapped the academic productions published in journals: BOLEMA, Boletim GEPEM, Zetetiké, Educação Matemática em Revista, and Educação Matemática Pesquisa, published between January 2011 and June 2019. We noticed a variety of studies containing different perspectives discussed and addressed both in basic and university education. From this work, it is possible to broaden the understanding of the theme, strengthening the idea that it can enhance the mathematics teaching and learning process.
Keywords: Problem solving, Mapping, Mathematics education.
Resumen
El presente estudio es una investigación bibliográfica inspirada en el estado del conocimiento, con el objetivo de comprender enfoques temáticos sobre producciones académicas que utilizan/abordan la enseñanza de las matemáticas a través de la resolución de problemas. Para ello, mapeamos las producciones académicas publicadas en las revistas: BOLEMA, Boletim GEPEM, Zetetiké, Educação Matemática em Revista y Educação Matemática Pesquisa, publicadas entre enero de 2011 y junio de 2019. Notamos una variedad de estudios que contienen diferentes perspectivas discutidas y abordadas tanto en educación básica como en educación universitaria. A partir de este trabajo, es posible ampliar la comprensión del tema, fortaleciendo la idea de que puede potenciar el proceso de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas.
Palabras clave: Resolución de problemas, Mapeo, Educación matemática.Metrics
Referências
ANDREATTA, C; ALLEVATO, G.S.N. A Resolução de Problemas nos documentos de orientação curricular oficiais da Educação Básica Brasileira. VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. SIPEM, Paraná, 2018.
________________________________. Um cenário das pesquisas envolvendo Resolução de Problemas em edições do CIEM. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, V.21, n.1, pp.069-092,2019.
Boletim de Educação Matemática – BOLEMA. Rio Claro: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós Graduação em Educação Matemática 2011-2019.
Boletim GEPEM (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática). Rio de Janeiro: UFRRJ, 2011-2019.
D’AMBROSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N°2. Brasília. 1989. p. 15-19.
Educação Matemática em Revista. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM, 2011-2019.
FIORENTINI, D; PASSOS, B.L.C; LIMA, R.C.R. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática. UNICAMP, Campinas, São Paulo, 2016.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.
GIL. A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
JUSTULIN, M.A. Um delineamento dos artigos em resolução de problemas no Brasil a partir de periódicos. Educ. Mat. Pesq., São Paulo, V.18, n.2, pp. 871-894, 2016.
LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 3-38.
ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Trad. Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 1995.
POZO, J.I. (Org.) A solução de problemas. aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Revista Educação Matemática Pesquisa. São Paulo: PUC, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 2010-2019.
Revista Zetetiké. Campinas: UNICAMP, Círculo de Estudos, Memória e Pesquisa em Educação Matemática, Faculdade de Educação, 1993-2010.
SCHROEDER, T.L.; LESTERJR, F.K. Developing Understanding in Mathematics via Problem Solving. In TRAFTON, P.R.; SHULTE, A.P (eds.). New Directions for Elementary School Mathematics. Reston: NCTM, 1989. p.31 - 42.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).