Educação Financeira pelo mundo: Como se organizam as Estratégias Nacionais?<br>Financial education around the world: how are national strategies organized?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p658-688

Palavras-chave:

Educação Financeira, Estratégias Nacionais pelo mundo, Países.

Resumo

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de explorar como diferentes países organizam seus programas e estratégias nacionais de Educação Financeira. O método utilizado foi a leitura de relatórios oficiais da OCDE e consulta a sites governamentais e pesquisas acadêmicas. Os resultados apontam que há uma tendência mundial em instituir a Educação Financeira como uma política pública nos diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino, a fim de promover uma alfabetização financeira capaz de reeducar o comportamento dos indivíduos frente ao uso de suas finanças. Concluímos que há uma diversidade de metodologias para abordar a temática e destacamos a importância de uma Educação Financeira Escolar crítica e reflexiva.

Palavras-chave: Educação financeira, Estratégias nacionais pelo mundo, Países.

Abstract

This study aims to explore how different countries organize their programs and strategies to teach Financial Education. The method used was reading the official OECD reports and consulting on government websites and academic research. The results demonstrate a worldwide willingness to institute Financial Education as public policy at different levels, stages, and modalities of education. The main purpose of these countries is to build financial literacy capable of re-educating the behavior of individuals in relation to their finances. We concluded that there is a great diversity of methods to approach the subject, and we highlight the importance of a critic and reflective School Financial Education.

Keywords: Financial education, National strategies around the world, Countries.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo explorar cómo diferentes países organizan sus programas y estrategias para enseñar Educación Financiera. El método utilizado fue la lectura de los informes oficiales de la OCDE y la consulta en sitios web gubernamentales e investigaciones académicas. Los resultados demuestran la voluntad mundial de instituir la Educación Financiera como política pública en diferentes niveles, etapas y modalidades de educación. El objetivo principal de estos países es construir una educación financiera capaz de reeducar el comportamiento de las personas en relación con sus finanzas. Concluimos que existe una gran diversidad de métodos para abordar el tema, y destacamos la importancia de una Educación Financiera Escolar crítica y reflexiva. 

Palabras clave: Educación financiera; Estrategias nacionales por el mundo; Países.

 

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Biografia do Autor

Glauciane Silva Vieira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda. Universidade Federal de Pernambuco, Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica EDUMATEC/UFPE

Cristiane Azêvedo Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação – UFPE. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE

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2020-08-27

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Artigos