Educação Financeira pelo mundo: Como se organizam as Estratégias Nacionais?<br>Financial education around the world: how are national strategies organized?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p658-688

Palavras-chave:

Educação Financeira, Estratégias Nacionais pelo mundo, Países.

Resumo

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de explorar como diferentes países organizam seus programas e estratégias nacionais de Educação Financeira. O método utilizado foi a leitura de relatórios oficiais da OCDE e consulta a sites governamentais e pesquisas acadêmicas. Os resultados apontam que há uma tendência mundial em instituir a Educação Financeira como uma política pública nos diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino, a fim de promover uma alfabetização financeira capaz de reeducar o comportamento dos indivíduos frente ao uso de suas finanças. Concluímos que há uma diversidade de metodologias para abordar a temática e destacamos a importância de uma Educação Financeira Escolar crítica e reflexiva.

Palavras-chave: Educação financeira, Estratégias nacionais pelo mundo, Países.

Abstract

This study aims to explore how different countries organize their programs and strategies to teach Financial Education. The method used was reading the official OECD reports and consulting on government websites and academic research. The results demonstrate a worldwide willingness to institute Financial Education as public policy at different levels, stages, and modalities of education. The main purpose of these countries is to build financial literacy capable of re-educating the behavior of individuals in relation to their finances. We concluded that there is a great diversity of methods to approach the subject, and we highlight the importance of a critic and reflective School Financial Education.

Keywords: Financial education, National strategies around the world, Countries.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo explorar cómo diferentes países organizan sus programas y estrategias para enseñar Educación Financiera. El método utilizado fue la lectura de los informes oficiales de la OCDE y la consulta en sitios web gubernamentales e investigaciones académicas. Los resultados demuestran la voluntad mundial de instituir la Educación Financiera como política pública en diferentes niveles, etapas y modalidades de educación. El objetivo principal de estos países es construir una educación financiera capaz de reeducar el comportamiento de las personas en relación con sus finanzas. Concluimos que existe una gran diversidad de métodos para abordar el tema, y destacamos la importancia de una Educación Financiera Escolar crítica y reflexiva. 

Palabras clave: Educación financiera; Estrategias nacionales por el mundo; Países.

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Glauciane Silva Vieira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda. Universidade Federal de Pernambuco, Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica EDUMATEC/UFPE

Cristiane Azêvedo Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação – UFPE. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE

Referências

AEF (Brasil). Relatório anual 2017. In: Relatório anual 2017. [S. l.], 2018. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2018/08/RA-AEFBrasil_07082018_Vers%C3%A3oFinal.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.

ARAÚJO, F.C; CALIFE, F.E. A história não contada da Educação Financeira no Brasil. Disponível em: https://www.boavistaservicos.com.br/wp-content/uploads/2014/08/A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-da-educa%C3%A7%C3%A3o-financeira-no-Brasil.pdf Acesso em 25 nov. 2019.

ASIC. Australians in control of their financial lives. 2014. Disponível em https://financialcapability.gov.au/strategy/#home. Acesso em 12 de jan. 2020.

BRASIL. Banco Central do Brasil: Implementando a Estratégia Nacional de Educação Financeira, 2010. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/Estrategia_Nacional_Educacao_Financeira_ENEF.pdf. Acesso em: 07 dez. 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: versão final. MEC, Brasília, 2017.

BRITTO, R.R. Educação Financeira: Uma pesquisa documental crítica, 2012. 261f. Dissertação (mestrado profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal de Juíz de Fora, UFJF, 2012. Disponível em: http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/05/DISSERTA%C3%87%C3%83O-REGINALDO-RAMOS-BRITTO.pdf. Acesso em 03 mar. 2020.

CHIARELLO, A. P.; BERNARDI, L. S.: Educação Financeira: Novos Desafios na Formação Continuada de Professores. Boletim do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática. Rio de Janeiro, v.26, nº. 66, p.31-44, 2015. Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2015.026 . Acesso em: 13 dez. 2019.

COUTINHO, C.; TEIXEIRA, J. Letramento Financeiro: Um Diagnóstico de Saberes Docentes. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v.10, nº. 2, p.1-22, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/issue/view/2362

Acesso em 12 dez. 2019.

ESTADOS UNIDOS. Financial Literacy and Education Commission. Promoting Financial Sucess in the Unites States. Disponível em: https://home.treasury.gov/policy-issues/consumer-policy/financial-literacy-and-education-commission. Acesso em: 14 nov. 2019.

ÍNDIA. Reserve Bank of India. Disponível em: https://www.rbi.org.in/. Acesso em 27 dez. 2019.

KISTEMANN JR., M. A. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores, 2011. 540 fl. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências De Ciências Exatas da UEP, Rio Claro, 2011.

MARQUES, W. A. Semelhanças e diferenças entre instituições que oferecem Educação Financeira no Brasil, 2018. Monografia de Bacharelado. Instituto de Economia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/8373. Acesso em 07 fev. 2020.

MARTINS, A.Q.N. A formação da Estratégia Nacional de Educação Financeira do Governo Brasileiro, 2013. 98 f. dissertação (mestrado em saúde pública) – Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24443. Acesso em: 23 fev. 2020.

MENDONÇA, J.M. Experiência de Educação Financeira na Educação Infantil na rede municipal de Recife: materiais e formações, 2020. 190 f. Dissertação (mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação da UFPE, Recife, 2020.

MUNIZ, I. Educação Financeira e a sala de aula de Matemática: Conexões entre a pesquisa acadêmica e a Prática Docente. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, XII, 2016, São Paulo. Anais [...] São Paulo: SBEM, 2016. p. 2-3.

NOGUEIRA, H.M.F. Nível de Literacia Financeira dos Portugueses: Medição através de um índice e principais determinantes, 2011. 118 f. Tese (doutorado em finanças) – ISCTE Business School. Instituto Universitário de Lisboa, 2011. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/4842/1/Literacia%20Financeira%20-%20%C3%ADndice%20e%20determinantes%20-%20Hugo%20Nogueira.pdf. Acesso em 14 fev. 2020.

OLIVEIRA, A. Educação Financeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental: como tem ocorrido na sala de aula?. 2017. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação da UFPE, Recife, 2017.

OECD. The Status of Financial Education in Africa, 2012. Disponível em https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/5k94cqqx90wl-en.pdf?expires=1583948826&id=id&accname=guest&checksum=EF9A6302C1F304FF01A925006016610D. Acesso em: 07 dez. 2019

OECD. La educación financiera en américa latina y el caribe situación actual y perspectivas. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/OECD_CAF_Financial_Education_Latin_AmericaES.pdf. Acesso em 08 dez. 2019.

OECD. National Strategies for Financial Education, 2013 Disponível em: http://www.oecd.org/finance/National-Strategies-Financial-Education-Policy-Handbook.pdf. Acesso em 12 dez. 2019.

OECD. Education a Glace. 2011. Disponível em: https://www.oecd.org/education/skills-beyond-school/48631582.pdf. Acesso em 20 de dez. 2019.

OECD. Advancing National Strategies for Financial Education. 2019. Disponível em: http://www.oecd.org/finance/financial-education/advancing-national-strategies-for-financial-education.htm. Acesso em 28 de fev. de 2020.

PESSOA, C.A.S. Educação Financeira: O que tem sido produzido em mestrados e doutorados defendidos entre 2013 e 2016 no Brasil? In: CARVALHÊDO, J.; CARVALHO, M. V.; ARAUJO, F. (orgs.) Produção de conhecimentos na Pós-graduação em educação no nordeste do Brasil: realidades e possibilidades. Teresina: EDUPI, 2016. E-book. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/67970954/trabalhos-encomendados-e-book. Acesso em: 18 nov. 2019.

PORTUGAL. Conselho Nacional de Supervisores Financeiros. Plano Nacional de Formação Financeira 2016-2020. Disponível em: https://www.todoscontam.pt/sites/default/files/taxonomy_file/pnff16-20.pdf. Acesso em 10 dez. 2019.

SANTIAGO, A.E.E. A Educação Financeira Escolar em Portugal. BOLETIM GEPEM, v.2, nº 66, p. 20-30 jan./jun. 2015. Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2015.025. Acesso em 11 dez. 2019

SANTOS, L. T. Educação financeira em livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: Quais as atividades sugeridas nos livros dos alunos e as orientações presentes nos manuais dos professores?. 2017. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação da UFPE, Recife, 2017.

SOARES, F. P. Os debates sobre a educação financeira em um contexto de financeirização da vida doméstica, desigualdade e exclusão, 2017. 301 f. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Ciências Sociais, 2017. Disponível em: http://www.cis.puc-rio.br/assets/pdf/PDF_CIS_1494250389_Fabr%C3%ADcio_Pereira_Soares_-_2017.pdf. Acesso em 14 jan. 2020

SILVA, A.M; POWELL, A.B. Currículos de Educação Financeira para escola nos Estados Unidos, 2016. Revista de Educação, Ciências e Matemática. v.6, nº3, p.19-35 set./dez. 2016. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4235. Acesso em 27 jan. 2020

SARAIVA, K.S. Os sujeitos endividados e a Educação Financeira. Educar em Revista. V. 3, nº 66, p. 157-173 out./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53867. Acesso em 02 fev. 2020

SILVA, A.; POWELL, A. Educação Financeira na Escola: a perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, v.24, nº 66, p. 3-19, 2015.

TEIXEIRA, W. C; KISTEMANN, M.A.JR. Uma investigação sobre a inserção da Educação Financeira em um curso de serviço de Matemática Financeira para graduandos de um curso de Administração. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.19, nº. 1, p. 223-249, 2017. Disponível emhttps://revistas.pucsp.br/emp/article/view/27828/pdf. Acesso em: 15 nov. 2019.

VIDA E DINHEIRO. Quem Somos: Comitê Nacional de Educação Financeira. In: Quem Somos . [S. l.], 2019. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/enef/. Acesso em: 16 set. 2019.

VIEIRA, G.S.; MENDONÇA, J.M.; SILVA, J.R. Educação Financeira: concepções e possibilidades elencadas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 2019 (artigo não publicado, apresentado na disciplina Tópicos em Educação Financeira, ministrada em 2019.1 no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE).

ZUMACH, C. H. Alfabetização Financeira no Ensino Médio: Uma análise das Estratégias no Brasil e no mundo, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Graduação em Administração, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202285. Acesso em 25 fev. 2020.

Downloads

Publicado

2020-08-27

Como Citar

VIEIRA, G. S.; PESSOA, C. A. Educação Financeira pelo mundo: Como se organizam as Estratégias Nacionais?&lt;br&gt;Financial education around the world: how are national strategies organized?. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 658–688, 2020. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i2p658-688. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/47580. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos