Formação continuada de professores de matemática e o ensino de geometria: um panorama das pesquisas dos últimos anos<br>Continuing education of mathematics teachers and the geometry teaching: an overview of research in recent years

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p635-657

Palavras-chave:

Formação continuada, ensino de geometria, professores de matemática.

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento da produção cientifica realizada entre os anos de 2003 e 2019, acerca da temática formação continuada de professores de matemática e o ensino de geometria. Este estudo, sob uma perspectiva exploratória, apresenta 21 trabalhos divididos entre teses e dissertações, que tiveram como lócus, ambientes de formação continuada de professores com ênfase nos objetos geométricos. Como resultados, destacamos a existência de duas tendências didático-pedagógicas emergentes nesses espaços de formação continuada: geometria experimental e geometria computacional. Para além dessas tendências, as pesquisas foram classificadas, ainda de acordo com seus objetos de estudo, buscando fornecer coordenadas relevantes e contributivas a novas pesquisas sobre esta temática.

Palavras-chave: Formação continuada, Ensino de geometria, Professores de matemática.

Abstract

This article presents a mapping of scientific production carried out between 2003 and 2019, on the theme of continuing education for mathematics teachers and the teaching of geometry. This study, from an exploratory perspective, presents 21 works divided between theses and dissertations, which had as their locus, environments of continuing education for teachers with an emphasis on geometric objects. As a result, we highlight the existence of two didactic-pedagogical trends emerging in these spaces of continuing education: experimental geometry and computational geometry. Besides these trends, research was further classified, according to its objects of study, seeking to provide relevant and contributory coordinates to new research on this topic.

Keywords: Continuing education, Teaching geometry, Mathematics teachers.

Resumen

Este artículo presenta un mapeo de la producción científica realizada entre 2003 y 2019, sobre la formación continua de profesores de matemáticas y la enseñanza de la geometría. Este estudio, desde una perspectiva exploratoria, presenta 21 trabajos divididos entre tesis y disertaciones, que tenían como locus entornos de educación continua para docentes con énfasis en objetos geométricos. Como resultado, destacamos la existencia de dos tendencias pedagógico-didácticas emergentes en los espacios de educación continua: geometría experimental y geometría computacional. Además de estas tendencias, dado que la investigación aún se clasifica, de acuerdo con sus objetos de estudio, con la intención de proporcionar coordenadas relevantes y contribuyentes para nuevas investigaciones sobre este tema.

Palabras clave: Educación continua, Enseñanza de geometría, Profesores de matemáticas.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Rosa, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Licenciada em Matemática pela Universidade do Alto  Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

Denize da Silva Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação Matemática. Mestre em Educação. Professora do Departamento de Matemática da Universiade Federal de Sergipe.

Nailys Melo Sena Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2020-08-27

Como Citar

ROSA, M. C.; SOUZA, D. da S.; SANTOS, N. M. S. Formação continuada de professores de matemática e o ensino de geometria: um panorama das pesquisas dos últimos anos&lt;br&gt;Continuing education of mathematics teachers and the geometry teaching: an overview of research in recent years. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 635–657, 2020. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i2p635-657. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/47603. Acesso em: 15 jul. 2024.

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Artigos