A classificação no processo de construção do número: um estudo com uma aluna com surdocegueira congênita<br>Classification in the process of construction of number: a study with a student with congenital deafblindness
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p542-572Palavras-chave:
Classificação, Construção do Número, Matemática, SurdocegueiraResumo
ResumoEste artigo tem como objetivo descrever e analisar as atividades desenvolvidas sobre o conceito de classificação no processo de construção do conceito de número por uma aluna com surdocegueira congênita. O artigo é dividido em três partes: na primeira, apresenta-se a surdocegueira e a sua relação com o campo da pesquisa; na segunda, o texto aborda a construção do número e as atividades de classificação; na terceira apresenta a descrição e a análise das oito atividades realizadas. O resultado é que a aluna realizou a maioria das atividades de classificação, compreendendo a estrutura dos grupos. O texto visa estimular professores e pesquisadores a ampliarem estudos relacionando o campo da Educação Matemática ao da Surdocegueira, visando as potencialidades de cada estudante, dentro de suas possibilidades e especificidades.
Palavras-chave: Classificação, Construção do número, Matemática, Surdocegueira.
AbstractThe goal of this article is to describe and analyze the activities developed regarding the concept of classification in the process of the number concept construction by a student with congenital deafblindness. The article is divided into three parts: first, we present deafblindness and its relation with the field of research; second, the text approaches the construction of the number and the classification activities; third, we describe and analyze the eight activities performed. The result is that the student performed most of the classification activities, understanding the structure of the groups. The text aims to stimulate teachers and researchers to broaden the studies regarding the fields of Mathematics Education to that of Deafblindness, aiming at the potentialities of each student, within their possibilities and specificities.
Keywords: Classification, Number construction, Mathematics, Deafblindness.
ResumenEl objetivo de este artículo es describir y analizar las actividades desarrolladas sobre el concepto de clasificación en el proceso de construcción del concepto numérico por parte de un alumno con sordoceguera congénita. El artículo se divide en tres partes: en primer lugar, presentamos la sordoceguera y su relación con el campo de investigación; segundo, el texto aborda la construcción del número y las actividades de clasificación; tercero, describimos y analizamos las ocho actividades realizadas. El resultado es que el alumno realizó la mayoría de las actividades de clasificación, comprendiendo la estructura de los grupos. El texto tiene como objetivo estimular a profesores e investigadores a ampliar los estudios sobre los campos de la Educación Matemática al de la Sordoceguera, apuntando a las potencialidades de cada alumno, dentro de sus posibilidades y especificidades.
Palabras clave: Clasificación, Construcción de número, Matemáticas, Sordoceguera.
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