Combinação pedagógica entre letramento estatística e compreensão gráfica<br>Pedagogical combination between statistical literacy and graphic understanding

Autores

  • Rúbia Fernandes Universidade Tecnológica do Paraná
  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p511-541

Palavras-chave:

Formação Docente, Letramento Estatístico, Compressão Gráfica.

Resumo

Resumo

A finalidade deste trabalho é analisar as contribuições de uma estratégia pedagógica articulada entre o letramento estatístico e compreensão gráfica para os anos finais do ensino fundamental. A análise dos dados foi realizada com base numa formação docente em  Educação Estatística, que ocorreu por meio de (2) dois encontros presenciais, com duração de (4) quatro horas cada um, perfazendo o total de (8) oito horas, e contou com a participação de (12) doze professores de Matemática da rede pública do estado do Paraná, na cidade de Curitiba. Para a análise desses dados, optou-se pela metodologia da Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos indicam que essa prática pedagógica combinada entre o letramento estatístico e compreensão gráfica favorece o processo de aquisição, estruturação e desenvolvimento dos conhecimentos relativos à Educação Estatística, configurando-se como uma alternativa para o trabalho escolar docente.

Palavras-chave: Formação docente, Letramento estatístico, Compressão gráfica.

 

 

 

Abstract

The purpose of this work is to analyze the contributions of a pedagogical strategy articulated between statistical literacy and graphic understanding for the final years of elementary school. The data analysis was carried out based on a teacher training in Statistical Education, which took place through two face-to-face meetings of four hours each, totaling eight hours, and counted with the participation of twelve mathematics teachers from public schools in the state of Paraná, in the city of Curitiba. For the analysis of these data, the Discursive Textual Analysis methodology was chosen. The results obtained indicate that this pedagogical practice combining statistical literacy and graphic comprehension fosters the process of acquisition, structuring, and development of knowledge related to Statistical Education, being configured as an alternative for teachers’ school work.

Keywords: Teacher training, Statistical literacy, Graphic compression.

 

Resumen

El propósito de este trabajo es analizar los aportes de una estrategia pedagógica articulada entre la alfabetización estadística y la comprensión gráfica para los últimos años de la escuela primaria e inicio de secundaria. El análisis de datos se realizó con base en una formación docente en Educación Estadística, la cual se llevó a cabo mediante dos reuniones presenciales de cuatro horas cada una, totalizando ocho horas, y contó con la participación de doce profesores de matemáticas de escuelas públicas de Curitiba, estado de Paraná. Para el análisis de estos datos se eligió la metodología de Análisis Textual Discursivo. Los resultados obtenidos indican que esta práctica pedagógica que combina la alfabetización estadística y la comprensión gráfica favorece el proceso de adquisición, estructuración y desarrollo de conocimientos relacionados con la Educación Estadística, configurándose como una alternativa para la labor escolar de los docentes.

Palabras clave: Formación docente, Alfabetización estadística, comprensión gráfica

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rúbia Fernandes, Universidade Tecnológica do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (2016), pela Universidade Tecnológica do Paraná. Mestre no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, na linha de concentração Ciência, Tecnologia e Ensino, pela Universidade Tecnológica do Paraná (2014).

Doutor em Ciências Geodésias pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professor  na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.

Referências

ALMEIDA, C. C. Análise de um instrumento de letramento estatístico para o ensino fundamental II. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BATANERO, C.; GODINO, J. D.; GREEN, D. R.; HOLMES, P.; VALLECILLOS, A. Errores y dificultades en la comprensión de los conceptos estadísticos elementales. International Journal of Mathematics Education in Science and Technology, v. 25, n. 4, p. 527-547, 1994.

BURGESS, T. A. Investigating the nature of teacher knowledge needed and used in teaching statistics. 2007. 263 p. Thesis (Doctorated in Education) - Massey University Palmerston North, New Zealand, 2007.

COSTA, C. E.; CAPOVILLA, F. C. Resolução de problemas e raciocínio. Torre Babel, v. 4, n. 1, p. 105-130, 1997.

CAZORLA, I. M. A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos. 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), 2002. Disponível em: <http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/teses/Cazorla.pdf>. Acesso em 28 mai. 2019.

CAZORLA, I. M.; CASTRO, F. C. O papel da estatística na leitura do mundo: o letramento estatístico. Publicatio UEPG, v. 16, n. 1, p. 45-53, jun. 2008. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/view/617/605>. Acesso em: 15 nov. 2019.

CURCIO. F. R. Comprehension of mathematical relations help expressed in graphs. Journal for Research in Mathematics Education, v. 18, n. 5, p. 382-393, 1987.

EDWARDS, T. G.; ÖZGÜN-KOCA, A.; BARR, J. Interpretations of boxplots: Helping middle school students to think outside the box. Journal of Statistics Education, v. 25, n. 1, p. 21-28, 2017.

FERNANDES, D. M.; CARDOSO, A. C. Desenvolver percursos de aprendizagem com tabelas e gráficos: grupo de discussão. In: EIEM, 19., 2009. Actas [...], Vila Real (POR), 2009.

FRIEL, S. N.; CURCIO, F. R.; BRIGHT, G. W. Making sense of graphs: critical factors influencing comprehension and instructional implications. Journal for Research in Mathematics Education, v. 32, p. 124-158, mar. 2001.

GAL, I. Adult’s statistical literacy: meanings, components, responsabilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002.

GARFIELD, J.; CHANCE, B. Assessment in statistics education: issues and challenges. Mathematics Thinking and Learning, n. 2, p. 99-125, 2000.

KALOBO, L. Teachers’ perceptions of learners’ proficiency in statistical literacy: reasoning and thinking. African Journal of Research in Mathematics, Science and Technology Education, v. 20, n. 3, p. 225-233, 2016.

KALOBO, L. Statistics in the Further Education and Training (FET) mathematic curriculum: a teaching and leaming perspective. 2017. 276 p. Thesis (Doctorated) - University of the Free State, South África, 2017.

LOPES, C. A. E. Educação estatística no curso de licenciatura em matemática. Bolema, v. 27, n. 47, p. 901-915, dez. 2013.

MAGALHÃES, M. N. Desafios do ensino de estatística na licenciatura em matemática. In: SAMÁ, S.; SILVA, M. (Orgs.) Educação estatística: ações e estratégias pedagógicas no ensino básico e superior. Curitiba: CRV, 2015. p. 121-131.

MATTOS, A. N. Informação é prata, compreensão é ouro: um guia para todos sobre como produzir e consumir informação na era da compreensão. 2010. Disponível em: https://archive.org/details/informacaoepratacompreensoeouro. Acesso em: 10 set. 2019.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2016.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Curitiba, 2008.

PEREIRA, E. S. Formação Docente para EaD. Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, 2014.

SILVA, J. C. Conhecimentos estatísticos e os exames oficiais: SAEB, ENEM e SARESP. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo (SP), 2007b.

SILVA, C. B. Pensamento estatístico e raciocínio sobre variação: um estudo com professores de Matemática. 2007. 267 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2007a.

SHAUGHNESSY, J. M. Research on statistic learning and reasoning. In: LESTER, F. K. (Ed.). Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. Greenwich: NCTM, 2007.

SHULMAN, L. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington (EUA), v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

______.Knowledge and teaching: foundation of the new reform. Harvard Educational Review, n. 57 (1), p. 1-22, 1987.

______. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, v. 9, n. 2, p. 1-30, 2005.

SOSA, J. Conocimiento didáctico del contenido sobre la representación de de datos estadísticos: estúdios de casos con profesores de estadística en carreras de psicologia y educación. 2010. 345 f. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade de Salamanca, Espanha, 2010.

Downloads

Publicado

2020-08-27

Edição

Seção

Artigos