Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística<br>Design Based Research: A teacher education experience in statistics
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p138-167Palavras-chave:
Formação de professores, Estatística, Conhecimento didático, Investigação Baseada em Design.Resumo
ResumoO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa inserida em um ciclo de intervenção de uma Investigação Baseada em Design (IBD) sobre o desenvolvimento do conhecimento didático de professores de Matemática, nomeadamente no que diz respeito à Estatística. Tem por objetivo compreender de que forma a articulação de um conjunto de princípios de design no contexto de uma experiência de formação pode contribuir para promover o conhecimento didático dos participantes. A análise de dados tem por base os seguintes princípios de design: utilização de tarefas de natureza exploratória; uso de situações autênticas de sala de aula; e uso da tecnologia. Os resultados sugerem que os princípios de design assumidos na experiência de formação contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento dos professores no que se refere às potencialidades da abordagem exploratória da Estatística, de modo a expandir o seu conhecimento sobre as tarefas que possam subsidiar este ensino.
Palavras-chave: Formação de professores; Estatística; Conhecimento didático; Investigação Baseada em Design.
AbstractThis article presents the results of an investigation inserted in an intervention cycle of a design based research (DBR) on the development of didactic knowledge of mathematics teachers, namely with respect to statistics. Its aim is to understand how the articulation of a set of design principles in the context of a teacher education experience can contribute to promote the didactic knowledge of the participants. Data analysis is based on the following design principles: use of exploratory tasks; use of authentic classroom situations; and use of technology. The results suggest that the design principles assumed in the teacher education experience contributed to the development of the teachers’ knowledge regarding the potential of the exploratory approach to statistics, in order to expand their knowledge about the tasks that can make a contribution to this type of teaching.
Keywords: Teacher training; Statistic; Didactic knowledge; Design-Based Research.
Resumen
En este artículo se presentan los resultados de una investigación incluida en un ciclo de intervención de una investigación basada en el diseño (IBD) sobre el desarrollo del conocimiento didáctico de los profesores de Matemática, en concreto con respecto a la Estadística. Su objetivo es comprender cómo la articulación de un conjunto de principios de diseño en el contexto de una experiencia formativa puede contribuir a promover el conocimiento didáctico de los participantes. El análisis de datos se basa en los siguientes principios de diseño: uso de tareas exploratorias; uso de situaciones auténticas en el aula; y uso de la tecnología. Los resultados sugieren que los principios de diseño asumidos en la experiencia formativa contribuyeron al desarrollo del conocimiento del docente sobre las potencialidades del enfoque exploratorio de la Estadística, con el fin de ampliar el conocimiento sobre las tareas que pueden contribuir a este tipo de enseñanza.
Palabras clave: Formación de profesores; Estadística; Conocimientos didácticos; Investigación basada en diseño.
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