Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística<br>Design Based Research: A teacher education experience in statistics

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p138-167

Palavras-chave:

Formação de professores, Estatística, Conhecimento didático, Investigação Baseada em Design.

Resumo

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa inserida em um ciclo de intervenção de uma Investigação Baseada em Design (IBD) sobre o desenvolvimento do conhecimento didático de professores de Matemática, nomeadamente no que diz respeito à Estatística. Tem por objetivo compreender de que forma a articulação de um conjunto de princípios de design no contexto de uma experiência de formação pode contribuir para promover o conhecimento didático dos participantes. A análise de dados tem por base os seguintes princípios de design: utilização de tarefas de natureza exploratória; uso de situações autênticas de sala de aula; e uso da tecnologia. Os resultados sugerem que os princípios de design assumidos na experiência de formação contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento dos professores no que se refere às potencialidades da abordagem exploratória da Estatística, de modo a expandir o seu conhecimento sobre as tarefas que possam subsidiar este ensino.

Palavras-chave: Formação de professores; Estatística; Conhecimento didático; Investigação Baseada em Design.

Abstract

This article presents the results of an investigation inserted in an intervention cycle of a design based research (DBR) on the development of didactic knowledge of mathematics teachers, namely with respect to statistics. Its aim is to understand how the articulation of a set of design principles in the context of a teacher education experience can contribute to promote the didactic knowledge of the participants. Data analysis is based on the following design principles: use of exploratory tasks; use of authentic classroom situations; and use of technology. The results suggest that the design principles assumed in the teacher education experience contributed to the development of the teachers’ knowledge regarding the potential of the exploratory approach to statistics, in order to expand their knowledge about the tasks that can make a contribution to this type of teaching.

Keywords: Teacher training; Statistic; Didactic knowledge; Design-Based Research.

 

Resumen

En este artículo se presentan los resultados de una investigación incluida en un ciclo de intervención de una investigación basada en el diseño (IBD) sobre el desarrollo del conocimiento didáctico de los profesores de Matemática, en concreto con respecto a la Estadística. Su objetivo es comprender cómo la articulación de un conjunto de principios de diseño en el contexto de una experiencia formativa puede contribuir a promover el conocimiento didáctico de los participantes. El análisis de datos se basa en los siguientes principios de diseño: uso de tareas exploratorias; uso de situaciones auténticas en el aula; y uso de la tecnología. Los resultados sugieren que los principios de diseño asumidos en la experiencia formativa contribuyeron al desarrollo del conocimiento del docente sobre las potencialidades del enfoque exploratorio de la Estadística, con el fin de ampliar el conocimiento sobre las tareas que pueden contribuir a este tipo de enseñanza.

Palabras clave: Formación de profesores; Estadística; Conocimientos didácticos; Investigación basada en diseño.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna Mayara Batista Rodrigues, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Doutoranda em Educação, com especialização em Didática da Matemática pelo Instituto de educação da Universidade de Lisboa. Professora na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

João Pedro Mendes da Ponte, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Doutor em Mathematics Education na University of Georgia, EUA e Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal.

Referências

Ball, D. L. (1991). Teaching mathematics for understanding: What do teachers need to know about subject matter? In M. M. Kennedy (Ed.). Teaching academic subjects to diverse learners (pp. 63-84). New York, NY: Teachers’ College Press.

Bardin, L. (1979). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Batanero, C. (2000). Significado y comprensión de las medidas de tendencia central. UNO, 25, 41-58.

Ben-Zvi, D. (2000). Toward understanding the role of technological tools in statistical learning. Mathematical Thinking and Learning, 2(1 & 2), 127–155.

Boavida, A. et al. (2008) A experiência matemática no ensino básico. Lisboa: DGIDC-ME.

Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora.

Branco, N. C. V. (2013). O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores dos primeiros anos (Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação)

Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação.

Brown, A. (1992). Design experiments: Theoretical and methodological challenges in creating complex interventions in classroom settings. The Journal of the Learning Sciences, 2(2), 141-178.

Cobb, P., Confrey, J., diSessa, A., Lehrer, R., Schauble, L. (2003). Design experiments in educational research. Educational Researcher, 32(1), 9–13.

Cobb, P., Jackson, K., & Dunlap, C. (2016). Design research: An analysis and critique. In L. D. English & D. Kirshner (Eds.), Handbook of international research in Mathematics Education (pp. 481-503). New York, NY: Routledge.

Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2001). Research methods in education. London: Routledge Falmer.

Collins, A. (1992). Toward a design science of education. In E. Scanlon & T. O’Shea (Eds.), New directions in educational technology. Berlin: Springer.

Day, C. (2001). Desenvolvimento profissional de professores: Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora.

Erickson, F. (1986). Qualitative methods in research on teaching. In M. C. Wittrock (Ed.), Handbook of research on teaching (pp. 119-161). New York, NY: MacMillan.

Franklin, C., Kader, G., Mewborn, D., Moreno, J., Peck, R., Perry, M., et al. (2005). Guidelines for assessment and instruction in statistics education (GAISE) Report. Alexandria, VA: American Statistical Association.

Gravemeijer, K., & van Eerde, D. (2009). Design research as a means for building a knowledge base for teachers and teaching in mathematics education. The Elementary School Journal, 109 (5), 510-524.

Groth, R. E., & Xu, S. (2011). Preparing teachers through case analyses. In C. Batanero, G. Burrill & C. Reading (Eds.), Teaching statistics in school mathematics: Challenges for teaching and teacher education (A Joint ICMI/IASE Study) (pp. 371-382). New York, NY: Springer.

Gutiérrez-Fallas, L. F. (2018). O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário (Doutoramento em Educação, Didática da Matemática, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa).

Henriques, A. 2010. O pensamento matemático avançado e a aprendizagem da análise numérica num contexto de actividades de investigação (Doutoramento em Educação, Didática da Matemática, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa).

Hill, H. C., Schilling, S. G., & Ball, D. L. (2004). Developing measures of teachers’ mathematical knowledge for teaching. Elementary School Journal, 105, 11–30.

Martins, M. E. G., & Ponte, J. P. (2007). Organização e tratamento de dados. Lisboa: DGIDC. NCTM (2007). Princípios e normas para a Matemática escolar. Lisboa: APM.

Moore, D. (1997). New pedagogy and new content: The case of statistics. International Statistical Review, 65(2), 123-165.

Ponte, J. P. (1999). Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional. In J. Tavares, A. Pereira, A. P. Pedro & H. A. Sá (Eds.), Investigar e formar em educação: Actas do IV Congresso da SPCE (pp. 59-72). Porto: SPCE.

Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). Lisboa: APM.

Ponte, J. P. (2011). Preparing teachers to meet the challenges of statistics education. In C. Batanero, G. Burrill & C. Reading (Eds.), Teaching statistics in school mathematics: Challenges for teaching and teacher education (A Joint ICMI/IASE Study) (pp. 299-309). New York, NY: Springer.

Ponte, J. P. (2012). Estudiando el conocimiento y el desarrollo profesional del professorado de matemáticas. In N. Planas (Ed.), Educación matemática: Teoría, critica y práctica (pp. 83-98). Barcelona: Graó.

Ponte, J. P., Carvalho, R., Mata-Pereira, J., & Quaresma, M. (2016) Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas. Quadrante. 25(2), 77-98.

Ponte, J. P., & Chapman, O. (2006). Mathematics teachers’ knowledge and practices. In A. Gutierrez & P. Boero (Eds.), Handbook of research on the psychology of mathematics education: Past, present and future (pp. 461-494). Rotterdam: Sense.

Pratt, D., Davies, N., & Connor, D. (2011). The role of technology in teaching and learning statistics. In C. Batanero, G. Burrill & C. Reading (Eds.), Teaching statistics in school mathematics: Challenges for teaching and teacher education (A Joint ICMI/IASE Study) (pp. 97-107). New York, NY: Springer.

Quintas, S., Oliveira, H., & Ferreira, R. (2011). O conhecimento didáctico em Estatística: Um estudo exploratório com professores de Matemática do ensino secundário. Nuances: Estudos sobre Educação, 18, 36-51.

Rettie, R., Robinson, H., Radke, A. & Ye, Xiajiao. (2008). CAQDAS: a supplementary tool for qualitative market research. Qualitative Market Research: An International Journal, 11(1), 76-88.

Santo, E. M. (2006). Os manuais escolares, a construção de saberes e a autonomia do aluno. Auscultação a alunos e professores. Revista Lusófona de Educação, 8, 103-115.

Shulman, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4–14.

Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-22.

Silva Junior, C. G., & Régnier, J. C. (2008). Livros didácticos e suas funções para o professor de Matemática no Brasil e na França. In Matematica formal e Matematica não formal 20 anos depois: sala de aula e outros contextos, 2 SIPEMAT: Simposio Internacional de Pesquisa em Educação Matematica, Recife PE: Brasil.

Simon, H. (1981). As ciências do artificial. Lisboa: Arménio Amado.

Smith, M. S. (2001). Practice-based professional development for teachers of mathematics. Reston, VA: NCTM

Steffe, L. P., & Thompson, P. W. (2000). Teaching experiment methodology: Underlying principles and essential elements. In R. Lesh & A. E. Kelly (Eds.), Research design in mathematics and science education (pp. 267-307). Hillsdale, NJ: Erlbaum.

Viseu, F. A. V. (2008). A formação do professor de Matemática, apoiada por um dispositivo de interacção virtual no estágio pedagógico (Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa – Faculdade de Ciências: Departamento de Educação).

Downloads

Publicado

2021-01-09

Edição

Seção

Finalizada - Número temático 2020 - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas