Relações macro e micro na pesquisa em Educação Matemática<br>Macro and micro relationships in research about Mathematics Education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p315-342

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação Matemática, Abordagem qualitativa-quantitativa, Relações macro-micro.

Resumo

Resumo

O texto analisa as relações entre abordagens qualitativa e quantitativa ou relações macro e micro na pesquisa em Educação Matemática desenvolvida em programas de pós-graduação nos últimos dez anos. A discussão é feita a partir de busca ao acervo da Capes, com o intuito de perceber articulações entre essas modalidades de pesquisa. A busca de teses e dissertações foi realizada a partir de palavras-chave e resultou em cinco dissertações e duas teses, defendidas entre 2010 e 2019. A análise evidenciou fraca articulação em cinco dos sete textos. Nestes, a abordagem quantitativa é vinculada à ideia de contagem de frequência e usada para descrever os dados. Nos outros dois trabalhos, as análises evidenciaram forte articulação entre abordagens macro e micro da pesquisa, em que se evidencia um diálogo entre o observado em um e em outro espaço, desenvolvendo um processo de hibridização nas abordagens metodológicas.

Palavras-chave: Pesquisa em Educação Matemática, Abordagem qualitativa-quantitativa, Relações macro-micro.

Abstract

The aim of the current study is to analyze the relationships between qualitative and quantitative approaches, or macro and micro relationships, in research about Mathematics Education developed in postgraduate programs in the last ten years. The discussion was based on a search carried out in Capes’ collection in order to better understand articulations between these research spaces. The search carried out in the Bank of theses and dissertations was based on keywords and resulted in five dissertations and two theses produced between 2010 and 2019. Analysis has shown weak articulation between macro and micro research spaces in five of the seven texts, whose quantitative approach was linked to the idea of frequency counting and used to describe the analyzed data. In two, the analyzes showed a strong articulation between macro and micro research approaches, in which a dialogue between what was observed in one and another space is evident, developing a process of hybridization in methodological approaches.

Keywords: Research in Mathematics Education, Qualitative-quantitative approach, Macro-micro relationships.

Resumen

Enel presente texto se analizalas relaciones entre los enfoques cualitativo y cuantitativo o relaciones macro y micro eninvestigaciónenel área de Educación Matemática desarrolladasen programas de posgradoenlos últimos diezaños. La discusión es desarrollada a partir de labúsquedadel acervo Capes, conelfin de percibirarticulaciones entre estosespacios de investigación. La búsquedaenel Banco de tesis y monografías se llevó a cabo a partir de palabras clave y se hallaron cinco monografías y dos tesis, producidas entre 2010 y 2019. El análisismostró una articulación débil en cinco de lossiete textos. Enestos textos, el enfoque cuantitativo está vinculado alaidea de conteo de frecuencias y se utiliza para describirlosdatos. Endos, losanálisismostraron una fuertearticulación entre enfoques macro y micro de investigación, enlos que se evidencia un diálogo entre lo observado en uno y otroespacio, desarrollandounproceso de hibridaciónen enfoques metodológicos.

Palabras claveInvestigación en Educación Matemática, Enfoque cualitativo-cuantitativo, Relaciones macro y micro

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Biografia do Autor

Maria Isabel Ramalho Ortigao, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (PUC-Rio, 2005), com pós-doutorado em Avaliação Educacional (Un. Lisboa, 2019 - bolsa Capes-PrInt). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Faculdade de Educação. Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa (Pq-2/CNPq), Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), Procientista (UERJ). Líder do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática.

Carlos Augusto Aguiar Junior, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2019) e Mestre em Ensino de Matemática para Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2012). Atualmente é professor da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal Fluminense (UFF), lotado e em exercício no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF). Participante do Grupo de Pesquisa de Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática (GPPADEM/ProPEd-UERJ - CNPq) e membro do Comitê Editorial da SBEM Nacional (2018-2022).

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Publicado

2021-01-09

Edição

Seção

Finalizada - Número temático 2020 - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas