Ciclo de estudo e desenho de tarefas<br>Study and Task Design Cycle

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p666-697

Palavras-chave:

Tarefas, Desenho de tarefas, Critério de idoneidade didática, Ensino de matemática, Aprendizagem de matemática.

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta o Ciclo de Estudo e Desenho de Tarefas (CEDT) como um método de pesquisa dirigido ao estudo e desenho de tarefas matemáticas para orientar, sobretudo, o trabalho do professor em sala de aula. Fundamentado na junção de ferramentas teóricas da perspectiva do Desenho de Tarefas e dos Critérios de Idoneidade Didática, o CEDT resulta em uma ferramenta potente e interessante para orientar o trabalho com tarefas matemáticas e tem se configurado como um espaço privilegiado para estudos e discussões em torno do conhecimento didático e matemático; aquisição de experiências e conhecimentos e reflexões para mudanças na prática pedagógica. Subjaz a esse artigo a intenção de divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas com o CEDT, a fim de fomentar discussões sobre a temática.

Palavras-chave: tarefas, desenho de tarefas, critério de idoneidade didática, ensino de matemática, aprendizagem de matemática.

Abstract

This article presents the of Study and Task Design Cycle (STDC) as a research method aimed at the study and design of mathematical tasks to guide, above all, the work of the teacher in the classroom. Based on the combination of theoretical tools from the perspective of Task Design and Didactic Suitability Criteria, the STDC results in a powerful and interesting tool to guide working with mathematical tasks and has been configured as a privileged space for studies and discussions around didactic and mathematical knowledge; acquisition of experiences and knowledges and reflections for changes in pedagogical practice. This article is based on the intention of disseminating the results of the research developed with the STDC, in order to foster discussions on the issue in question.

Keywords: tasks, task design, didactic suitability criterion, mathematics teaching, mathematics learning.

                                                         Resumen

Este artículo presenta el Ciclo de Estudio y Diseño de Tareas (CEDT) como un método de investigación orientado al estudio y diseño de tareas matemáticas para guiar, sobre todo, el trabajo del profesor en el aula. Basado en la combinación de herramientas teóricas desde la perspectiva del Diseño de Tareas y Criterios de Adecuación Didáctica, el CEDT da como resultado una poderosa e interesante herramienta para guiar el trabajo con tareas matemáticas y ha sido un espacio privilegiado para estudios y discusiones en torno al conocimiento didáctico y matemático; adquisición de experiencias; conocimientos y reflexiones para los cambios en la práctica pedagógica. También tiene la intención de este artículo difundir los resultados de la investigación trabajando con el CEDT con el fin de fomentar los debates sobre la temática.

Palabras clave: tareas, diseño de tareas, criterio de adecuación didáctica, enseñanza de matemáticas, aprendizaje matemático.

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Biografia do Autor

Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Pós-doutorado em Ciências pela Universidad Nacional del Litoral (UNL), Argentina. Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, ambos da UESB. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática das Ciências Experimentais e da Matemática (GDICEM).

Vicenç Font, Universitat de Barcelona

Doutorado pela Universitat de Barcelona

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Publicado

2021-01-09

Como Citar

GUSMÃO, T. C. R. S.; FONT, V. Ciclo de estudo e desenho de tarefas&lt;br&gt;Study and Task Design Cycle. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 666–697, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i3p666-697. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/50704. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Número temático 2020 - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas