Matemática na Comunidade: um contexto educativo para a aprendizagem social e desenvolvimento do pensamento algébrico<br>Mathematics in the Community: an educational context to the social learning and development of algebraic thinking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p561-590

Palavras-chave:

Ensino da Álgebra

Resumo

Resumo

O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida no município de Vacaria, no estado do Rio Grande do Sul, onde investigou-se a integração e divulgação de conhecimentos matemáticos na comunidade, a partir de um contexto educativo para a socialização de conceitos da educação básica, tendo em vista a aprendizagem social e, especificamente neste trabalho, o desenvolvimento do pensamento algébrico. Para a pesquisa qualitativa de investigação-ação foram utilizadas entrevistas dirigidas a comunidade participante e registros fotográficos com as resoluções das tarefas. As análises se apoiam sobre a Base Nacional Comum Curricular e as demandas cognitivas. As diferentes formas de aprender a aprender matemática, a mobilização, o interesse, os compartilhamentos dos conhecimentos matemáticos foram considerados, assim como as diferentes formas de resoluções e de raciocínio matemático empregado perante as tarefas apresentadas. As evidências apontam que os conhecimentos relacionados ao desenvolvimento do pensamento algébrico ofereceram empecilhos na interpretação e na compreensão da simbologia algébrica, visto que operar com letras e outros símbolos requer conhecimentos da linguagem algébrica para que se possa estabelecer generalizações, análises e resoluções. Também destacamos a importância da escola sobre o desenvolvimento de competências básicas.

Palavras-chave: Educação matemática, Aprendizagem social, Aprender a aprender, Pensamento algébrico.

Abstract

The article presents a snippet of a research developed in Vacaria in the state of Rio Grande do Sul, where the integration and disclosure of mathematical knowledge in the community was investigated, from an educational context to the socialisation of basic education concepts, in view of the social learning and, specifically in this study, the development of algebraic thinking. With a qualitative approach of investigation-action we verified direct interviews to the participating community and photographic records with the resolutions of the tasks. The analyses are based on the Common National Curriculum Base and the cognitive demands. The different forms of learn to learn mathematics, the mobilisation, the interest, the mathematical knowledge sharing were considered, as the different forms of resolutions and mathematical reasoning employed in front of presented tasks. The evidences indicate that knowledge related to development of algebraic thinking offered obstacles in the interpretation and understanding of algebraic simbology, since operating with letters and others symbols requires knowledge of algebraic language to establish generalisations, analyses, and resolutions. We also emphasise the importance of school for basic skills development.

Keywords: Mathematical education, Social learning, Learn to learn, Algebraic thinking.

Resumen

El artículo presenta un extracto de una investigación desarrollada en la ciudad de Vacaria, en el estado de Rio Grande do Sul, donde se investigó la integración y divulgación del conocimiento matemático en la comunidad, desde un contexto educativo para la socialización de conceptos de la enseãnza básica, con miras al aprendizaje social y, específicamente en este trabajo, el desarrollo del pensamiento algebraico. Con un enfoque cualitativo de la investigación-acción, se verificaron entrevistas orientadas a la comunidad participante y registros fotográficos con las resoluciones de las tareas. Los análisis se basan en la Base Curricular Nacional Común y las demandas cognitivas. Se consideraron las diferentes maneras de aprender a aprender matemáticas, la movilización, el interés, el intercambio de conocimientos matemáticos, así como las diferentes maneras de resoluciones y razonamientos matemáticos empleados en las tareas presentadas. Las evidencias apuntan que los conocimientos relacionados con el desarrollo del pensamiento algebraico ofrecieron obstáculos en la interpretación y comprensión de la simbología algebraica, ya que operar con letras y otros símbolos requiere conocimientos del lenguaje algebraico para poder establecer generalizaciones, análisis y resoluciones. También destacamos la importancia de la escuela en el desarrollo de habilidades básicas.

Palabras clave: Educación matemática, Aprendizaje social, Aprender a aprender, Pensamiento algebraico.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Alves-Mazzotti, A. J. & Gewandsznajder, F. (1998). O método nas Ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira.

Araújo, E. A. (2008). Ensino de álgebra e formação de professores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 2.

Arcavi, A. (2005). El desarrollo y el uso del sentido de los símbolos. In: Conferência Plenária no Encontro de Investigação em Educação Matemática. Caminha, Portugal. http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/DA/DA-bibliografia.htm.

Blanton, M. L. & Kaput, J. (2005). Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, [s.l.], v. 36, n. 5.

Brasil. (2017). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/CNE. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/CNE. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Brasil. (2019). Programa Ciência na Escola: sobre o programa. Brasília, DF. https://www.ciencianaescola.gov.br/app/ciencianaescola/sobreoprograma.

Cachapuz, A., Sá-Chaves, I. & Paixão, F. (2004). Saberes Básicos de todos os cidadãos no século XXI. Lisboa, CNE.

Caraça, B.J. (1998). Conceitos fundamentais da Matemática. Portugal: Gradiva, 2ª. Edição.

Cyrino, M. C. C. T. & Oliveira, H. (2011). Pensamento algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal. Bolema, Rio Claro (SP), v. 24, n. 38, pp. 97-126.

Cury, H. N. (2007). Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica.

D'ambrosio, U. (2016). A Metáfora das Gaiolas Epistemológicas e uma Proposta Educacional. Revista Perspectivas da Educação Matemática. Inma/Ufms – v. 9, n. 20. https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2872/2234.

Delors, J. (2003). Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez Elabore três tipos de fichas (citação, resumo e analítica) com base no texto: “Os 4 pilares da Educação” de Jacques Delors. Brasília, DF: MEC/UNESCO.

Figueiredo, F.F., Recalcati, L.A. & Groenwald, C.L.O. (2020). (Re)formulação e resolução de problemas abertos e que abordam temas de relevância social com o uso de planilhas eletrônicas. Revista de Educação Matemática. São Paulo, SP, v. 17, p. 01-15. https://www.revistasbemsp.com.br/REMat-SP/article/view/253/pdf.

Fiorentini, D., Miorim, M. A. & Miguel, A. (1993). Contribuição para repensar... a educação algébrica elementar. Pro-Posições, v. 1[10], n. 4, Campinas, pp. 78-91.

Fiorentini, D. (2004). Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: Borba, Marcelo Carvalho e Araújo, Jussara de Loiola (org.) Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autentica.

Flick, U. (2003). Introdução a metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso.

Groenwald, C. L. O., Silva, C. K. & Mora, C. D. (2004). Perspectivas em Educação Matemática. Acta Scientiae. Canoas, v. 6, n. 1, p. 37-55, jan./jun.

Groenwald, C. L. O. & Becher, E. L. (2010). Características do Pensamento Algébrico de Estudantes do 1o Ano do Ensino Médio. Educação Matemática Pesquisa, v. 12, n. 2.

Lins, R. C. & Gimenez, J. (2005). Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. 6. ed. Campinas: Papirus.

Lochhead, J. & Mestre, J. P. (1995). Das palavras à álgebra: corrigindo concepções erradas. In: Coxford, A. F.; Shulte, A. P. As ideias da álgebra. São Paulo: Atual.

Olgin, C. A. & Groenwald, C. L. O. (2011). Criptografia e o currículo de Matemática no ensino médio. Revista de Educação Matemática – vol 13, n. 15.

Oliveira, A. T. de C. C. (2002). Reflexões sobre a aprendizagem da álgebra. Educação Matemática em Revista. São Paulo, ano 9, n. 12, pp. 35-39.

Penalva, M. C. & Llinares, S. (2011). Tareas Matemáticas en la Educación Secundaria. In:GOÑI, Jesus María (coord) et al. Didáctica de las Matemáticas. Colección: Formación del Profesorado. Educación secundaria. Barcelona: Editora GRAÓ, vol. 12, pp. 27-51.

Polya, G. (2006). A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência.

Pozo, J.I. (1989). Teorias cognitivas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.

Smith, M. S. & Stein, K., M. (1998). Selecting and Creating Mathematical Tasks: From Research to Practice. Mathematics Teacher in the Middle School, v.3, n.5.

Thiollent, M. (1985). Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez.

Tinoco, L. A. de A. (Coord.). (2011). Álgebra: pensar, calcular, comunicar, .... Rio de Janeiro, IM/UFRJ, 2ª Ed.

Unesco. (2004). Pesquisa Nacional. O Perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. São Paulo: Moderna.

Willoughby, S. S. (2000). Perspectives on Mathematics Education. In: Learning Mathematics for a New Century. Reston. VA: NCTM, pp. 1-15.

Downloads

Publicado

2021-04-11