O professor polivalente e a fração: conceitos e estratégias de ensino

Autores

  • Tânia Maria Mendonça Campos PUC-SP
  • Sandra Magina PUC-SP
  • Terezinha Nunes Oxford University

Resumo

Resumo Esta pesquisa teve por finalidade investigar os conceitos que professores polivalentes – professores dos dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental – têm sobre fração, por meio da análise de suas estratégias de ensino. A hipótese inicial foi a de que, mesmo tendo competência para resolver problemas com fração em diferentes situações, os professores apresentariam estratégias limitadas de ensino para auxiliar seus alunos a superarem concepções errôneas desse conceito. Defendemos tal hipótese por acharmos que seus próprios conhecimentos dos invariantes da fração nessas situações estão implícitos. O estudo foi realizado por meio da aplicação de um instrumento diagnóstico, em que se pediu a 70 professores para que analisassem, individualmente, as respostas de alunos do segundo ciclo ao resolver problemas de fração, interpretando os possíveis raciocínios utilizados por eles e propusessem estratégias de ensino para auxiliar as crianças a superarem eventuais dificuldades apresentadas. O estudo concluiu que a maioria desses professores demonstrou não compreender a diferença entre a representação de fração e razão. Em particular nas situações de razão, eles resolveram os problemas por meio de razão, sem fazer conexão entre a fração e a razão. Além disso, as estratégias de ensino apresentadas pelos professores resumiram-se ao uso de material concreto ou de desenho para facilitar comparações perceptuais. Palavras-chave: conceito de fração; professores polivalentes; estratégias de ensino; estudo diagnóstico; ensino fundamental. Abstract This research aimed to investigate the primary school teachers’ concept of fraction by analyzing their teaching strategies. Our initial hypothesis was that teachers will be able to solve fractions problems in different situations, but will display a limited range of teaching strategies when proposing ways of helping children overcome misconceptions about this concept. In our point of view it is possible that their own knowledge of the invariants of fractions remains implicit in such situations. The study was carried out by means of a questionnaire, which was administered to 70 primary school teachers who where asked to individually solve some fraction problems, to analyse answers that were presented as children’s answers, to interpret how the children had reasoned to reach the answer, and to explain what they would do in order to help the children develop their understanding of fractions. The study concludes that the majority of those teachers showed some confusion between representing situations numerically through fractions or ratios. In the situations where ratios could be used as the basis for the logic of equivalence, the teachers realised that they could solve the problem through ratios but most did not make a connection between ratio and fraction. Moreover, their main teaching strategy was to use concrete materials or drawings to facilitate perceptual comparisons. Key-words: concept of fraction; primary school teachers; teaching strategies; diagnostic study.

Metrics

Vistas del PDF
3,188
Jul 2008Jan 2009Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026364
|

Downloads

Publicado

2008-03-20

Como Citar

CAMPOS, T. M. M.; MAGINA, S.; NUNES, T. O professor polivalente e a fração: conceitos e estratégias de ensino. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 8, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/545. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos