Usos da argumentação na educação matemática
uma revisão sistemática da literatura no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p111-141Palavras-chave:
Argumentação, Revisão Sistemática, Educação Matemática, Ensino SuperiorResumo
O artigo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura de estudos empíricos sobre usos da argumentação na Educação Matemática no Ensino Superior. Para tanto, foi realizada uma busca por artigos na base de dados Education Resources Information Center (ERIC), em periódicos específicos da área de Educação Matemática, entre 2012 e 2021. O período justifica-se por ser a década de pesquisas publicadas que antecede o início do presente estudo. Após a seleção e leitura desses artigos, foram identificadas as categorias de análise: argumentação como instrumento de análise de argumentos de estudantes; argumentação como instrumento nálise de argumentos de professores; argumentação como abordagem de ensino. A análise foi conduzida a partir de estudos da literatura, sobretudo adotando-se a perspectiva teórica da argumentação de Toulmin e de Perelman. Os resultados apontam três formas de usos da argumentação com relação à: abordagem de ensino, investigação sobre o ensino de provas, avaliação da relação entre argumentação e prova e investigação da qualidade da argumentação de estudantes e professores. No entanto, evidenciou-se a necessidade de que mais investigações sejam realizadas para avaliar o potencial de cursos focados em argumentação para disciplinas de matemática do Ensino Superior, principalmente, utilizando a abordagem de Perelman, cujos estudos realizados têm sido razoavelmente escassos.
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