Etnomatemática

uma revisão sistemática de trabalhos acadêmicos brasileiros (2005-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p472-498

Palavras-chave:

Cultural, Educação matemática, Etnomatemática, Revisão sistemática

Resumo

Este estudo, de caráter bibliográfico, se caracteriza como revisão sistemática, cujo objetivo consistiu em um mapeamento do panorama de pesquisas acadêmicas brasileiras em Etnomatemática, no período de 2005 a 2023. A base de busca utilizada foi o catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram encontrados 501 trabalhos, sendo 418 dissertações e 83 teses. A elaboração do estudo baseou-se em um guia formulado para revisões sistemáticas da área de Ensino e Educação Matemática, que é constituído, respectivamente, pelas cinto etapas: objetivo e pergunta; busca dos trabalhos; seleção dos estudos; análise das produções e apresentação da revisão sistemática. O estudo possui fundamentação teórica centrada em aportes teóricos do Programa Etnomatemática. De acordo com os dados coletados, as pesquisas mapeadas neste estudo estão voltadas para questões que envolvem o processo de ensino e aprendizagem, o currículo, os modelos direcionados para a Educação Matemática, assim como para descrever ou apresentar partes ou uma Etnomatemática. Os estudos abrangem uma diversidade de contextos culturais, no entanto, há uma centralização em investigações voltadas para a cultura camponesa e indígena.

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Biografia do Autor

Antonio Alison Pinheiro Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas

Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação

Jeirla Alves Monteiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas

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Publicado

2024-04-30