De conteúdos matemáticos para processos de produção de significados: uma possibilidade para formação de professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p086-113

Palavras-chave:

Formação de professores de matemática, Formação matemática, Modelo dos campos semânticos

Resumo

Neste ensaio apresentamos uma discussão a respeito da formação (matemática) do professor de Matemática. Na primeira parte, destacamos apontamentos de algumas pesquisas que tratam do tema, delimitando um terreno para nossas discussões. Na segunda, apresentamos alguns trabalhos que abordam essa temática, os quais tomam como principal referência teórico-metodológica o Modelo dos Campos Semânticos. Na terceira e última parte, problematizamos e apontamos alguns delineamentos para a construção de outras possibilidades de formação para/com professores de Matemática. Uma delas seria uma organização de processos de formação de professores tomando como referência atividades baseadas em categorias do cotidiano. A partir de situações apresentadas a professores e futuros professores, discussões e problematizações podem ser produzidas por meio de compartilhamentos e ampliações de modos de produção de significados, em tentativas de um detalhamento das diferenças e não da substituição e hierarquização de conhecimentos, o que não exclui abordagens de conteúdos tidos como matemáticos e prescritos em currículos.

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Biografia do Autor

Patricia Linardi, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutorado em Educação Matemática

Viviane Cristina Almada de Oliveira, Universidade Federal de São João Del Rei

Doutorado em Educação Matemática

João Ricardo Viola dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutorado em Educação Matemática

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

LINARDI, P. R.; OLIVEIRA, V. C. A. de; SANTOS, J. R. V. dos. De conteúdos matemáticos para processos de produção de significados: uma possibilidade para formação de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 086–113, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i1p086-113. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/64053. Acesso em: 22 dez. 2024.