Construção de um modelo epistemológico de referência como fundamento de um novo paradigma didático para o estudo do cálculo diferencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p399-421

Palavras-chave:

Teoria antropológica do didático, Modelo epistemológico de referência, Cálculo diferencial elementar, Modelação funcional , Paradigma didático

Resumo

Este trabalho é sustentado pela teoria antropológica do didático (TAD). O objetivo é formular, de forma coordenada, um esboço de um modelo epistemológico de referência para a modelação funcional, MER(MF), que dá ao cálculo diferencial elementar (CDE) uma nova razão de ser. Depois de descrever os critérios gerais a que o MER deve obedecer, propõe-se uma redefinição do que se entende por modelação funcional através de um diagrama de atividade que integra o papel atribuído ao CDE nesta atividade matemática. Em coerência com esta forma de interpretar o papel desempenhado pelo CDE na atividade matemática, são propostos novos fins educativos associados ao seu estudo, bem como os meios didáticos que consideramos adequados para os alcançar. Em suma, propomos uma nova modalidade para o estudo do CDE na transição do Ensino Secundário para a Universidade, ou seja, um novo paradigma didático de referência (PDR) para o estudo do CDE. Tomando este PD como referência, faz-se uma breve análise do atual modo de estudo do CDE, destacando os fenómenos didáticos que emergem quando o estudo do CDE na transição do Ensino Secundário para a Universidade se rege por este PD.

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Biografia do Autor

Catarina Oliveira Lucas, Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGAYA); CEOS.PP, ISCAP, Politécnico do Porto, Portugal

Doctor en Matemática

Josep Gascón Perez, Doctor en Matemáticas

Universitat Autònoma de Barcelona

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

LUCAS, C. O.; PEREZ, J. G. Construção de um modelo epistemológico de referência como fundamento de um novo paradigma didático para o estudo do cálculo diferencial. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 399–421, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p399-421. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66599. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo