v. 26 n. 3 (2024): Modelo epistemológico de referência - Cálculo
O ensino de cálculo vem sendo investigado há décadas diante do alto índice de evasão e reprovação em todo o mundo. Nesse sentido, a educação matemática, em especial, a didática da matemática, apresenta aspectos epistemológicos sobre o saber que possibilitam destacar e compreender diversos fenômenos no ensino. Um desses aspectos é o modelo epistemológico de referência (MER), um sistema de referência relativo e provisório sobre um objeto para o pesquisador, para análise de todo o sistema educativo. Mas, é crucial questionar: Como teorizar a elaboração do MER e de que forma devo utilizar esse MER?
Este questionamento genérico foi desenvolvido neste volume retomando uma ou mais das seguintes perguntas, ou qualquer outra pergunta que os autores considerem relevante para o tema da chamada.
- Quais ferramentas devem ser utilizadas para o desenvolvimento de modelos epistemológicos de referência?
- Quais métodos devem ser adotados para a construção desses modelos?
- Quais critérios devem ser utilizados para testar e avaliar o MER proposto?