Algumas considerações sobre as construções do conjunto dos números reais

Uma necessidade para um modelo epistemológico de referência?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p493-514

Palavras-chave:

Números reais, Evolução histórica, Epistemologia, Didática, Modelo epistemológico de referência

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar alguns elementos sobre o conjunto dos números reais e uma visão sintética das construções rigorosas desse conjunto no século XIX, que se tornaram um requisito para a aritmetização da análise matemática com os trabalhos de Cauchy e Weierstrass. Analisaremos algumas considerações didáticas concernentes ao ensino do conjunto dos números reais no ensino médio e no início da universidade. Esperamos que este artigo possa fornecer subsídios para a elaboração de modelos epistemológicos de referência (MER) para estudos e pesquisas dos conteúdos de funções, limite e continuidade, entre outros.

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Biografia do Autor

Mustapha Rachidi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mustapha  Rachidi é professor pesquisador de Cálculo, Análise Matemática e outros temas relacionados, tendo realizado estudos e pesquisas em ensino e pesquisa, em Instituições de Ensino da França, do Marrocos e do Brasil. Tem muitos livros e artigos publicados sobre conteudos de Cálculo e Análise Matemática.

José Luiz Magalhães Freitas, UFMS

Professor do Departamento de Matemática e do Programa de Mestrado em Educação Matemática da UFMS

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

RACHIDI, M. .; FREITAS, J. L. M. Algumas considerações sobre as construções do conjunto dos números reais: Uma necessidade para um modelo epistemológico de referência? . Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 493–514, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p493-514. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66604. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo