Um modelo epistemológico de referência para o conceito de limite

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p047-080

Palavras-chave:

Conceito de limite, Modelo epistemológico de referência, Organização matemática

Resumo

Neste trabalho apresentamos detalhadamente um modelo de referência epistemológico sobre a noção de limite, baseado na teoria antropológica do didático e na teoria dos campos conceituais. A construção de um MER (baseado na dimensão epistemológica da noção de limite, permitiu-nos colocar este objeto matemático em relação com as noções que permitem dar-lhe sentido e orientar as nossas análises económico-institucionais e ecológicas. Essas análises nos permitiram destacar o modelo epistemológico de referência dominante (MED) nas diferentes instituições (currículos e livros didáticos etc.) analisadas. Isso permitiu mostrar qual o significado que é dado à noção de limite nessas diferentes instituições. Para a fase experimental (que não descrevemos aqui), um modelo epistemológico alternativo de referência (MEAR) foi construído a partir do confronto entre o MED e o MER, para reduzir a lacuna entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento ensinado. Esse trabalho nos permitiu atualizar o conhecimento relacionado à definição formal do limite, tais como as atividades  gráficas, resolução de desigualdades com valor absoluto, intervalos (noção de vizinhança), quantificadores universais e existenciais, introdução à lógica de predicados.

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Biografia do Autor

Cheick Oumar Doumbia, Escola Normal Superior de Bamako

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências

Saddo Ag Almouloud, PUC-SP

Doutorado em Mathematiques et Applications - Université de Rennes 1 em 1992 - frança. Assistente doutor - pontifícia universidade católica de São Paulo, e assistente doutor da fundação Santo André. Consultor ad hoc da fundação de amparo a pesquisa do estado de são Paulo, da capes, bolsista pesquisador de CNPQ, foi coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da PUC-SP de 2007 à 2009 e de 01/08/2013 a 31/07/2017. Atualmente é vice coordenador do referido programa. Foi coordenador do curso de especialização em educação matemática da PUC-SP de 2006 a 2017. Publicou mais de 50 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 1 software e mais de 62 itens de produção técnica. Participou de vários eventos no exterior e mais de 112 no brasil. Orientou mais 77 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de educação matemática entre 1996 e 2016. Participou de mais de 200 bancas de defesa de dissertações e doutorados. Coordenou mais de 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em educação matemática. É avaliador do prêmio victor civita desde 2013. Em suas atividades profissionais interagiu com mais 70 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino-aprendizagem, geometria, educação matemática, matemática, demonstração, ensino básico, formação de professores, geometria dinâmica, TIC.

Luiz Marcio Santos Farias, Universidade Federal da Bahia (Brasil)

Doutor em Didática das Ciências e da Matemática

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

DOUMBIA, C. O.; ALMOULOUD, S. A.; FARIAS, L. M. S. Um modelo epistemológico de referência para o conceito de limite. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 047–080, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p047-080. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66617. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo