Conhecimento matemático para o ensino

limites e possibilidades para pesquisas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p063-090

Palavras-chave:

Conhecimento matemático para o ensino, Pesquisa teórica e especulativa, Limites e possibilidades, Contexto brasileiro

Resumo

O modelo teórico Mathematical Knowledge for Teaching (MKT) proposto por Deborah Ball e colaboradores é um referencial teórico bastante difundido no Brasil. Assim, faz-se necessário investigar e discutir como as pesquisas o estão utilizando. O artigo objetiva realizar uma análise crítica a respeito do modelo MKT, com foco no uso que tem sido feito desse modelo em pesquisas no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza teórica e especulativa cujo corpus foi constituído por: (i) artigo Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? de Ball e sua equipe, principal texto utilizado em pesquisas brasileiras para apresentar o MKT; (ii) artigos publicados em periódicos Qualis A1 e A2 (quadriênio 2017-2020) e que fizeram uso do MKT em suas análises; (iii) artigos de autores que produziram outros modelos teóricos sobre o conhecimento matemático do professor após o MKT; e (iv) trabalhos recentes da pesquisadora Deborah Ball e pesquisadores ligados a ela, indicando perspectivas atuais emergentes do seu grupo para o conhecimento do professor. Com base na interpretação e na argumentação, a partir desses materiais, foi possível concluir, entre outros aspectos, que pesquisas precisam superar o mero uso dos subdomínios do MKT como categorias assumidas a priori, passando a considerá-las como categorias a serem investigadas, questionadas, ampliadas e reformuladas, levando em consideração o contexto brasileiro. Desse modo, busca-se incluir o contexto brasileiro no conjunto de investigações sobre o modelo MKT, evitando que as pesquisas feitas no país sejam somente uma reprodução de referenciais teóricos elaborados em contextos socioculturais tão distintos.

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Biografia do Autor

Henrique Rizek Elias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina/PR

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Sabrina Bobsin Salazar, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Vania Batista Flose Jardim , Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

ELIAS, H. R.; SALAZAR, S. B. .; JARDIM , V. B. F. Conhecimento matemático para o ensino: limites e possibilidades para pesquisas brasileiras. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 063–090, 2025. DOI: 10.23925/1983-3156.2025v27i2p063-090. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66791. Acesso em: 10 jul. 2025.

Edição

Seção

Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para dis