Conhecimento matemático para o ensino
limites e possibilidades para pesquisas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p063-090Palavras-chave:
Conhecimento matemático para o ensino, Pesquisa teórica e especulativa, Limites e possibilidades, Contexto brasileiroResumo
O modelo teórico Mathematical Knowledge for Teaching (MKT) proposto por Deborah Ball e colaboradores é um referencial teórico bastante difundido no Brasil. Assim, faz-se necessário investigar e discutir como as pesquisas o estão utilizando. O artigo objetiva realizar uma análise crítica a respeito do modelo MKT, com foco no uso que tem sido feito desse modelo em pesquisas no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza teórica e especulativa cujo corpus foi constituído por: (i) artigo Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? de Ball e sua equipe, principal texto utilizado em pesquisas brasileiras para apresentar o MKT; (ii) artigos publicados em periódicos Qualis A1 e A2 (quadriênio 2017-2020) e que fizeram uso do MKT em suas análises; (iii) artigos de autores que produziram outros modelos teóricos sobre o conhecimento matemático do professor após o MKT; e (iv) trabalhos recentes da pesquisadora Deborah Ball e pesquisadores ligados a ela, indicando perspectivas atuais emergentes do seu grupo para o conhecimento do professor. Com base na interpretação e na argumentação, a partir desses materiais, foi possível concluir, entre outros aspectos, que pesquisas precisam superar o mero uso dos subdomínios do MKT como categorias assumidas a priori, passando a considerá-las como categorias a serem investigadas, questionadas, ampliadas e reformuladas, levando em consideração o contexto brasileiro. Desse modo, busca-se incluir o contexto brasileiro no conjunto de investigações sobre o modelo MKT, evitando que as pesquisas feitas no país sejam somente uma reprodução de referenciais teóricos elaborados em contextos socioculturais tão distintos.
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